Motta critica governo ao comentar eventual queda na safra de trigo



Ao criticar, nesta quarta-feira (11), a gestão do governo federal no que se refere à agricultura, o senador João Batista Motta (PSDB-ES) citou notícia segundo a qual a estimativa da safra de trigo para este ano - cerca de 2,5 milhão de toneladas - indica uma redução de 45,1% em relação à safra do ano passado. Ainda de acordo com a notícia, publicada pelo site G1, esse resultado seria o menor desde 2000. Esses dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre as causas apontadas para a queda da safra de trigo estão a baixa cotação do produto no mercado interno e as dificuldades de comercialização, além da restrição do crédito aos produtores e da estiagem e das geadas que ocorreram este ano.

- O homem do campo está falindo - afirmou o senador.

Motta também destacou que a estimativa do IBGE para a safra agrícola total deste ano foi reduzida de 117,4 milhões de toneladas para 116,5 milhões de toneladas. Apesar da redução na previsão, esta representaria um aumento de 3,5% em relação à colheita de 2005.

Amigos de Plutão

O senador também citou outra notícia, publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, segundo a qual a organização não-governamental (ONG) Amigos de Plutão seria na verdade uma denominação fictícia criada pela oposição para se referir a outra ONG, a Rede 13. A organização - na qual trabalharam a filha de Luiz Inácio Lula da Silva, Lurian, e Jorge Lorenzetti, acusado de participar no escândalo do dossiê contra candidatos do PSDB - estaria sendo investigada sob segredo judicial por receber irregularmente verbas federais. Essas revelações teriam sido feitas pelo senador Heráclito Fortes (PFL-PI).

11/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


JÚNIA DENUNCIA QUE GOVERNO REDUZ SAFRA E IMPORTA TRIGO CONTAMINADO

Temporão critica fato de o Papa comentar decisões de governo brasileiro sobre aborto

Governo anuncia reajuste no preço do trigo ao apresentar plano safra da cultura para 2012

Motta crítica o tratamento do governo federal à agricultura

João Batista Motta homenageia imprensa e critica o governo Lula

Meirelles traça cenário para uma eventual queda na taxa de juros no Brasil