Mozarildo acusa Lula de atentar contra a democracia e de transgredir legislação eleitoral
Em pronunciamento nesta segunda-feira (12), o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) acusou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de aproveitar-se dos índices de popularidade que lhe são conferidos nas pesquisas "para agredir a legislação eleitoral". Segundo Mozarildo, nas visitas que faz aos estados para anunciar obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Lula tem promovido verdadeiros comícios para atacar parlamentares de oposição e também o Poder Judiciário.
Conforme o senador, nessas ocasiões, Lula tem se comportado como um político antidemocrático, grosseiro e que demonstra soberba ao revidar críticas por estar fazendo propaganda eleitoral na condição de presidente da República, o que é proibido por lei. "Ele finge que não está transgredindo as regras do Tribunal Superior Eleitoral, mas está", comentou.
O parlamentar citou como exemplo do comportamento "ditatorial" do presidente da República notícias denunciando sua falta de humildade ao tratar dos oponentes. Uma delas, um artigo do jornalista Merval Pereira publicado no jornal O Globo de domingo (11), intitulado "Lula se acha", acusa Lula de "ignorar leis vigentes e dar palpites infundados sobre tudo, inclusive falando palavrões em público".
Outro trecho citado por Mozarildo vem de artigo da jornalista Ruth Aquino, na revista Época desta semana, publicado sob o título "O risco do culto à personalidade".Nele, a jornalista critica o comportamento revanchista do presidente, que trata quem lhe critica como "direitista, tucano ou golpista".
-Lula já defendeu Zé Dirceu contra o próprio procurador-geral da República. Atacou o presidente do TSE, ministro Marco Aurélio e agora ataca o TCU, dizendo que o acompanhamento dos gastos das obras está criando dificuldades para sua execução. Não é possível ficar só parado ouvindo o presidente desrespeitar a Constituição. O Legislativo tem que agir contra esses abusos - protestou Mozarildo Cavalcanti.
12/05/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Reajustar salário mínimo por decreto é atentar contra a democracia, afirma Mário Couto
Alvaro Dias condena críticas de Lula à legislação eleitoral
Jarbas Vasconcelos acusa Lula de desrespeito à lei eleitoral e critica aliança PT/PMDB
José Jorge acusa coordenação da campanha de Lula de praticar "terrorismo eleitoral"
José Jorge acusa Lula de ter mentido sobre obras no horário eleitoral
Alvaro Dias acusa Lula de usar pronunciamento de governo para fazer campanha eleitoral