Mozarildo alerta para falta de segurança na Amazônia
Mozarildo leu trecho de reportagem sobre invasões na Amazônia feita pela Agência Estado e publicada pelo jornal A Crítica, de Manaus. A matéria relata as providências adotadas pela Polícia Federal para investigar a denúncia de que traficantes peruanos abriram estrada de 80 quilômetros na região de Marechal Thaumaturgo, no Acre, segundo informação do cacique Moisés Pianko, da tribo Ashaninca do rio Anômea.
A prisão, na Colômbia, do traficante brasileiro Fernandinho Beira-Mar é uma prova de que há tempos as fronteiras da Amazônia tornaram-se espaço livre de intercâmbio entre criminosos dos três países, conforme entende o senador por Roraima. Ele defendeu a idéia de que a região fronteiriça seja transformada em territórios federais, de forma a receber mais atenção do governo. Além disso, pediu maior presença do Exército e da Aeronáutica na área.
Em aparte, o senador Jefferson Péres (PDT-AM) explicou que a Amazônia está sofrendo com o fim do extrativismo e com as restrições ambientais excessivas, que inibem a ocupação humana e econômica, carecendo ainda de políticas públicas adequadas. Para o senador Gilberto Mestrinho (PMDB-AM), há ação estratégica no sentido de desestimular a atividade econômica na Amazônia, o que acaba abrindo campo ao crime. O senador Bernardo Cabral (PFL-AM), também em aparte, apoiou o discurso de Mozarildo.
08/05/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mozarildo reclama da falta de um projeto para a Amazônia
MOZARILDO ALERTA PARA O PERIGO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA AMAZÔNIA
Mozarildo alerta para campanha pela internacionalização da Amazônia
Problemas da saúde não se resumem à falta de médicos, alerta Mozarildo
Mozarildo reclama da falta de atenção do governo federal com a Amazônia
MOZARILDO VÊ FALTA DE COORDENAÇÃO ENTRE ÓRGÃOS DO GOVERNO NA AMAZÔNIA