Mozarildo anuncia apresentação de requerimento para criação de uma CPI para a Amazônia



O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) ocupou a tribuna nesta sexta-feira (4) para anunciar que na próxima semana apresenta um requerimento para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para a Amazônia. De acordo com o parlamentar pelo PTB, "não se trata de uma CPI contra ninguém, mas apenas a favor da Amazônia".

- Ao final, proporemos uma lei para a Amazônia, um plano para a Amazônia, dizendo o que se pode fazer lá e acabando de vez com essa história de proibir. Temos que levar a sério a Amazônia, e a CPI é o instrumento que nós vamos usar para mudar essa história - explicou Mozarildo, que anunciou já ter 52 assinaturas a favor da criação da comissão.

Em seu pronunciamento, Mozarildo criticou o descaso do governo federal com relação à Amazônia, uma região que, segundo explicou, tem condições de, se explorada corretamente, pagar a dívida interna brasileira e ainda sanar qualquer outro problema que o país venha a ter na área financeira.

Ao lembrarque a Amazônia ocupa 61% do território nacional e possui ainda 80% de todas as riquezas do Brasil, Mozarildo criticou o interesse internacional pela floresta. Segundo ele, por trás do discurso de vários presidentes de outras Nações de que a Amazônia não é do Brasil mas sim da Humanidade, pelo que representa para o meio ambiente, existe um outro interesse oculto.

- É o interesse verdadeiro, que é pelas riquezas da Amazônia - declarou o senador amazonense.

Em aparte, o senador Paulo Paim (PT-RS)afirmou que é preciso olhar para a Amazônia com carinho, mas não esquecer de olhar também para as 25 milhões de pessoas que lá vivem.

- Temos que olhar para a Amazônia como um conjunto, e não isoladamente como uma árvore - disse Paim.

O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) ressaltou que a CPI não vai somente trazer à tona "as omissões e mazelas que hoje penalizam a Amazônia e sua população".

- Podemos também indicar caminhos e rumos para que a Amazônia entre definitivamente no caminho em direção ao progresso e ao desenvolvimento. Esta CPI será um instrumento de discussão e elaboração de propostas para a nossa Amazônia - afirmou Mesquita Júnior.



04/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo apresenta requerimento de criação da CPI da Amazônia

Almeida Lima anuncia requerimento para criação de CPI

Alvaro Dias anuncia requerimento de deputado para criação da ‘CPI da Copa’

Mozarildo pede apoio da Câmara para criação de escolas militares na Amazônia

Lido requerimento para criação da CPI do MST

Requerimento para criação de CPI será apresentado dia 9, diz Dutra