Mozarildo cita 'amor ao trabalho' dos bombeiros



Por ocasião da passagem do Dia dos Bombeiros, comemorado nesta quinta-feira (2), o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) ressaltou a confiabilidade e o amor ao trabalho que estes profissionais devotam à sociedade em todo o Brasil. Ele fez um breve histórico da instituição, cujos primórdios remontam a um decreto de julho de 1852 editado por Dom Pedro II regulamentando o Serviço de Extinção de Incêndios.

A data comemorativa foi fixada em 1954. O senador também elogiou o Corpo de Bombeiros de Roraima, que se emancipou da Polícia Militar em 2001, após a criação oficial do estado.

Para Mozarildo, hoje o Corpo de Bombeiros de Roraima é sinônimo de modernidade administrativa e financeira. Ele acrescentou que a emancipação produziu uma "visão de desenvolvimento ampla", com o aumento da frota de veículos, a revitalização de viaturas operacionais, a aquisição de novos equipamentos de informática, a reforma de instalações e a contratação de 200 novos membros, por concurso público. Mozarildo afirmou que os avanços se devem ao trabalho do então coronel Edivaldo Cláudio Amaral, que promoveu a renovação da instituição. Hoje, explicou o senador, a entidade conta com um efetivo de 258 homens e está sob comando do coronel Paulo Sérgio Santos Ribeiro.

Médico, Mozarildo ressaltou a importância do trabalho de resgate que os bombeiros fazem nas vias públicas, não se limitando mais ao trabalho de apagar incêndios. Na opinião do parlamentar, eles são fundamentais no socorro em acidentes, colisões de veículos, atropelamentos, casos clínicos urgentes e remoção de cadáveres, por exemplo.



02/07/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo cita cientista brasileiro e questiona tese do aquecimento global

Mozarildo registra aniversário do Corpo de Bombeiros de Roraima

Trabalho de bombeiros é elogiado por Jucá

Jucá cita livro e diz que mídia precisa se comprometer mais com o combate ao trabalho infantil

Acir cita medidas para apurar desvios de recursos e destaca confiança no ministro do Trabalho

Comandante dos Bombeiros destaca trabalho social da corporação