Mozarildo critica falta de providências em relação à seca em Roraima
O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) criticou em Plenário, nesta sexta-feira (19), o governo federal e o governo do estado de Roraima pela falta de medidas preventivas em relação à seca que atinge Roraima. Ele criticou também a inexistência de ações para impedir os incêndios que atingem plantações e matas no estado, assim como a atuação tardia para combatê-los.
Mozarildo disse que o rio Branco, o principal do estado, está quatro metros abaixo do nível normal, o que afetou todos os 15 municípios de Roraima. 10 deles, informou o senador, decretaram situação de emergência e os outros cinco, estado de calamidade pública.
O senador apelou ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), ao Ministério da Justiça e ao Ministério Público, bem como ao governo de Roraima, por medidas de auxílio à população, especialmente aos agricultores. Também pediu ajuda para o combate dos focos de incêndio, uma vez que, conforme observou, o Corpo de Bombeiros não possui recursos suficientes para tal tarefa.
Na avaliação de Mozarildo, a situação poderia ter sido evitada, uma vez que havia informações meteorológicas sobre a ocorrência de secas na região Amazônica, em razão, entre outras causas, do fenômeno El Niño. Ele também ressaltou que o estado já enfrentou incêndios de grandes proporções, como o ocorrido em 1998, chamado pela imprensa de "mega incêndio", e o de 2003. Esses acontecimentos anteriores, disse o senador, deveriam servir de experiência para enfrentar as secas de forma mais eficiente.
- Esse descaso tem culpa do governo federal e do governo estadual, que não estão preocupados com o estado, mas com a eleição - disse Mozarildo Cavalcanti.19/02/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ricardo Ferraço critica decisão do STJ em relação à Lei Seca
Mozarildo: falta ambulância em Roraima, mas governador vai trabalhar de helicóptero
Ângela Portela crítica endividamento e falta de investimentos em Roraima
Mozarildo critica governador por déficit financeiro de Roraima
Mozarildo critica governador de Roraima por atraso de salários
Mozarildo critica falta de ação de autoridades