Mozarildo defende construção de hidrelétrica para acabar com apagões em Roraima



O apagão que deixou oito municípios de Roraima sem energia por mias de uma hora nessa terça-feira (21) levou o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) a defender em Plenário a aprovação de projeto de lei, de sua autoria, que autoriza o governo federal a construir uma nova hidrelétrica no estado. O apagão em Roraima foi motivado por um desligamento do Linhão de Guri, que transmite a nove dos 15 municípios roraimenses Roraima energia fornecida pela Venezuela.

Mozarildo explicou que esse não foi o primeiro apagão na região – três ocorreram no último ano, sendo que, em abril, a população ficou mais de sete horas sem luz. A falta de energia ocorre sempre que há problemas no Linhão do Guri, na Venezuela, única fonte de energia da maior parte do estado, inclusive da capital, Boa Vista. O senador acrescentou que a Eletrobras já havia avisado aos roraimenses para que se preparassem para novos apagões.

A proposta de Mozarildo, que tramita na Câmara dos Deputados como o Projeto de Decreto Legislativo 2540/2006, é a construção da Hidrelétrica Cachoeira do Tamanduá, no Rio Cotingo. Seu projeto, autorizativo, prevê estudos de impacto ambiental, consulta às comunidades indígenas nativas e pagamento de royalties a essas comunidades.

- Esta é a opção mais rápida e de menor impacto ambiental e pode ser feita desde que haja entendimento com a comunidade indígena. Peço à Câmara dos Deputados que dê andamento à proposta e ao Ministério de Minas e Energia que conclua os estudos para que possamos ter esta hidrelétrica construída – pediu.



22/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo cobra do governo federal hidrelétrica que pode evitar apagões em Roraima

Mozarildo quer construção de hidrelétrica em Roraima

Mozarildo pede aprovação de construção de hidrelétrica em Roraima

Ângela Portela defende construção da Hidrelétrica Bem-Querer, em Roraima

Mozarildo defende a construção da hidrelétrica de Belo Monte

Mozarildo pede aprovação de projeto que autoriza a União a construir hidrelétrica em Roraima