Mozarildo pede aprovação de construção de hidrelétrica em Roraima
O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) fez um apelo à Câmara dos Deputados para apressar a votação do projeto que autoriza o governo federal a construir uma hidrelétrica em Roraima. O PDS 434/06 permite aproveitar o potencial energético da Cachoeira do Tamanduá, na região do Rio Cotingo, e aguarda votação da Comissão de Constituição e Justiça daquela Casa.
Mozarildo justificou o pedido salientando que a Eletronorte enfrenta situação inusitada na região: os funcionários da empresa estão sendo impedidos de entrar na reserva indígena de São Marcos para fazer a manutenção da rede elétrica que leva energia da Venezuela até Boa Vista e outros quatro municípios roraimenses.
O protesto indígena, explicou o senador, se deve ao atraso no repasse de recursos - acordo firmado entre os indígenas e a Eletronorte prevê o pagamento de um montante, espécie de royalty, pelo fato de a rede elétrica atravessar a reserva. A empresa justifica ter suspendido o envio porque os índios não teriam prestado contas do dinheiro repassado anteriormente, segundo explicou reportagem do jornal Folha de Boa Vista, lida pelo parlamentar.
Para Mozarildo, somente a construção de uma nova hidrelétrica acabaria com a dependência da energia venezuelana e evitaria tal situação. Ele também demonstrou preocupação pelo fato de a instalação de uma rede de fibra ótica para internet banda larga também atravessar a reserva. A Associação dos Povos Indígenas da Terra Indígena São Marcos estariam exigindo repasse de R$ 8 milhões para permitir a obra.
O parlamentar lembrou ainda que as reservas indígenas, segundo a Constituição, são territórios da União para usufruto dos índios.
30/06/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mozarildo pede aprovação de projeto que autoriza a União a construir hidrelétrica em Roraima
Mozarildo quer construção de hidrelétrica em Roraima
Mozarildo defende construção de hidrelétrica para acabar com apagões em Roraima
Mozarildo pede fiscalização rigorosa na construção de hospital universitário em Roraima
Ângela Portela defende construção da Hidrelétrica Bem-Querer, em Roraima
Mozarildo defende a construção da hidrelétrica de Belo Monte