MOZARILDO DEFENDE FORTALECIMENTO E AMPLIAÇÃO DE FRONTEIRAS DO MERCOSUL
De acordo com Mozarildo, o presidente Fernando Henrique Cardoso já está consciente da relevância de se intensificar o intercâmbio e ampliar as fronteiras ao Norte do Mercosul, incluindo a Bolívia, o Peru, a Colômbia, a Venezuela e as Guianas. "Tal projeto é de vital importância para o futuro de nossa economia, de nossa geopolítica e do papel continental que precisamos desempenhar como a segunda nação mais importante das Américas", sustentou.
Após a integração no bloco econômico de toda a América do Sul, o senador pefelista disse que, numa etapa posterior, seriam agregados países da América Central e do Caribe. Além de proporcionar incontáveis vantagens econômicas, políticas e estratégicas, Mozarildo considera que a iniciativa irá abrir a saída do Brasil para o Pacífico, "um velho sonho de nossa diplomacia".
Para finalizar, ele reiterou que não se pode mais protelar a integração desses mercados ao Mercosul, já que representam cerca de US$ 170 bilhões de Produto Interno Bruto (PIB) e exportações anuais na faixa de US$ 30 bilhões. "Diante desse importante mercado, não podemos mais adiar o lançamento de bases seguras para firmar uma importante área de livre comércio entre essas regiões", declarou.
04/08/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mozarildo defende fortalecimento do Mercosul
MOZARILDO DEFENDE AMPLIAÇÃO DO MERCOSUL EM ENTREVISTA Á TV SENADO
Mesquita Júnior defende fortalecimento e ampliação do Inpa
MOZARILDO PREGA AMPLIAÇÃO DO MERCOSUL
Suassuna defende fortalecimento do Mercosul
Tourinho defende fortalecimento e consolidação do Mercosul