Mozarildo defende impeachment de Lula e adoção do parlamentarismo no Brasil
O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), em discurso nesta segunda-feira (1º), defendeu o impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a adoção do Parlamentarismo no Brasil. Sob esse sistema, lembrou, seria possível ao Congresso demitir membros do governo envolvidos em escândalos sem precisar esperar a ação do presidente da República, que, no caso de Lula, conforme disse, "nunca sabe de nada" nem demite os envolvidos nos "sucessivos escândalos".
Mozarildo disse estar convencido de que o presidencialismo não serve mais para o Brasil, pois o presidente "não tem coragem de demitir um ministro que erra, de demitir um assessor que erra".
A declaração foi motivada pela reportagem publicada na última edição da revista Veja, que traz o conteúdo de conversa captada em "grampo" que teria sido feito pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) nos telefones do presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes. A conversa divulgada pela revista se deu entre Gilmar Mendes e o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito da Pedofilia, senador Demóstenes Torres (DEM-GO).
Mozarildo Cavalcanti citou o trecho da Constituição que garante ao cidadão brasileiro o sigilo telefônico, que, segundo ele, não está sendo assegurado, e afirmou:
- Uma violação flagrante à Constituição não pode ser tolerada por ninguém.
Na opinião do senador, a disseminação dos "grampos" no Brasil - sejam os ilegais ou os autorizados pela Justiça em bloco, mas que não dizem respeito a um determinado investigado - estão levando à perda da privacidade, da liberdade e da dignidade pessoal. Mozarildo lamentou que o país esteja caminhando para a "ditadura pelo voto", com a supressão dos direitos individuais. Ele também defendeu a demissão imediata do ministro da Justiça, Tarso Genro, que "não tem qualificação para ficar no ministério".
01/09/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
MOZARILDO: PARLAMENTARISMO NO BRASIL DESMORALIZA DEMOCRACIA
Na Constituinte, tentativa de adoção do parlamentarismo fracassou
Heloísa diz que Constituição ampara impeachment de Lula, mas defende julgamento pelo eleitor
Mozarildo pede 'impeachment' do governador de RR
Alvaro Dias defende adoção de caminho próprio de crescimento pelo Brasil
Mozarildo defende Tribunal de Contas da União e critica Lula