Heloísa diz que Constituição ampara impeachment de Lula, mas defende julgamento pelo eleitor



A senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) disse nesta terça-feira (18) que a Constituição poderia amparar um pedido para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fosse processado por crime de responsabilidade, em razão de fatos como a "compra de parlamentares". A parlamentar alagoana, entretanto, acha que o melhor seria o povo manifestar-se nas urnas pela manutenção ou não de Lula no poder, mesmo tendo claro que ele "é um corrupto".

- É melhor que o povo decida nas eleições do que agüentarmos a cantilena de que existe uma estratégia golpista em marcha - disse a senadora.

Heloísa Helena citou o artigo 85 do texto constitucional, que enumera as hipóteses em que o presidente pode ser processado por crime de responsabilidade. E associou alguns itens do artigo a atos que teriam sido cometidos por Lula, como improbidade administrativa (o "mensalão") e o impedimento ao livre exercício dos poderes (execução orçamentária por medida provisória).

- O PSOL não está participando de nenhum movimento em prol do impeachmente, se Lula fosse processado, a decisão de impedi-lo seria do Congresso, mas toda a motivação jurídica está muito clara na Constituição - reafirmou a senadora.

18/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lula e Serra na batalha pelo eleitor mineiro

Mozarildo defende impeachment de Lula e adoção do parlamentarismo no Brasil

Jorge Viana defende Lula e acusa imprensa de uso político do julgamento do mensalão

Comissão de Constituição e Justiça analisa impeachment do Governador

Comissão de Constituição e Justiça analisa pedido de impeachment de Olívio Dutra

Heloísa defende manutenção de verbas para saúde e rebate críticas de Lula