João Ribeiro defende redivisão territorial para desenvolver Brasil
O senador João Ribeiro (PFL-TO) defendeu nesta sexta-feira (21) a redivisão territorial do Brasil, como forma de desenvolver as regiões mais pobres do país, e deu como exemplo a criação do estado do Tocantins, que cita como modelo administrativo e de desenvolvimento em curto espaço de tempo.
João Ribeiro fez um discurso de homenagem à própria mãe, que definiu como -a maior mulher que conheceu-, ao ex-governador Siqueira Campos, -o maior estadista vivo do Brasil-, e à mulher, Cíntia, que acompanhou o pronunciamento da tribuna de imprensa.
João Ribeiro fez um histórico de sua vida pública, que começou como vereador em Araguaína, pelo PDS, quando não havia ainda Tocantins, ainda parte do estado de Goiás. Com quatro anos cumpridos de um mandato de seis, Ribeiro elegeu-se deputado estadual e, durante o mandato, filiou-se ao PFL, à época da formação da chamada -Aliança Democrática-, que garantiu a eleição do presidente Tancredo Neves pelo Colégio Eleitoral, em 1984. Em seguida, foi prefeito de Araguaína e duas vezes deputado federal, até chegar ao Senado, na eleição do ano passado.
- Participei da luta deste grande estadista que é Siqueira Campos pela construção do estado do Tocantins, modelo de administração para todo o país, um estado que precisa e merece ser visitado pelos brasileiros - disse o senador.
João Ribeiro informou que há no novo estado algumas das obras públicas -de maior grandeza- no país, como o lago Luiz Eduardo Magalhães, em Palmas, e a grande ponte de 8,5km que liga a capital do estado a Paraíso. Lembrou que Tocantins foi criado com 60 municípios e hoje já possui 139 municípios. Definiu-se como -um moço de origem humilde-, primogênito de sete irmãos, filhos de uma pobre funcionária pública viúva, que criou e educou a todos praticamente sozinha.
21/02/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mozarildo defende redivisão territorial do Brasil
Mozarildo defende redivisão territorial do Pará
ARRUDA DEFENDE REDIVISÃO TERRITORIAL
Mozarildo defende projetos de redivisão territorial
Quintanilha quer redivisão territorial do Brasil
Eduardo elogia entrevistas do presidente e defende redivisão territorial