Mozarildo demonstra preocupação por falta de trabalho para os jovens



Ao observar o aumento significativo do desemprego nos países da América Latina, o senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) manifestou em Plenário, nesta terça-feira (7), sua preocupação com a falta de oportunidades de trabalho para os jovens brasileiros. O parlamentar citou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) segundo os quais há um crescimento acentuado do desemprego na faixa dos 18 aos 24 anos, que passou de 9,6% para 14,6% no período de 1992 a 1999.

O senador destacou ainda dados divulgados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socio-Econômicos (Dieese) dando conta do aumento do desemprego em São Paulo para alertar sobre a falta de perspectiva de trabalho para os jovens. Segundo o Dieese, mais de 1,8 milhão de pessoas - cerca de 19% da população economicamente ativa - estão desempregadas naquele estado. Na opinião do parlamentar, os números refletem o descaso oficial com a formação de mão-de-obra visando inserir os jovens no mercado de trabalho.

Na avaliação do senador, os efeitos da globalização e o baixo índice de crescimento da economia nos últimos anos só agravam o problema, já que as grandes empresas cada vez mais se automatizam e eliminam postos de trabalho, numa política deliberada de aumento de lucros e redução exagerada de custos, fazendo recair sobre a mão-de-obra parte do ônus.

O parlamentar também culpou a política governamental, por ter favorecido o crescimento do setor financeiro e o enriquecimento dos bancos, pela falta de novos postos de trabalho no Brasil.

- Nos bancos, vemos o automatismo destruindo empregos de uma forma vertiginosa, pois os caixas automáticos não apenas dispensam funcionários, como obrigam o cliente a realizar as tarefas que antes eram realizadas pelos empregados dos bancos. As instituições financeiras aumentam seus lucros, dispensam funcionários, e os clientes passam a trabalhar de graça para os banqueiros - afirmou.

O senador lembrou que o cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Cláudio Hummes, apresentou ao presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, uma proposta de parceria da Igreja católica com o governo federal para criar um programa de treinamento de desempregados no estado. A proposta, explicou, visa preparar, capacitar e reinserir essas pessoas no mercado de trabalho.

- A juventude merece todo o nosso esforço, para que todos os jovens possam conquistar um primeiro emprego, ter uma vida profissional saudável, produtiva, e contribuir para a construção de um Brasil melhor, mais justo, humano e próspero - concluiu.



07/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ataídes demonstra preocupação com jovens que não trabalham nem estudam

Suplicy demonstra preocupação com restrições à imigração

SIMON DEMONSTRA PREOCUPAÇÃO COM SITUAÇÃO DA AMAZÔNIA

Suassuna demonstra preocupação com onda de violência em SP

Perillo demonstra preocupação com retorno da inflação e se diz contrário à CSS

Armando Monteiro demonstra preocupação com desindustrialização do Brasil