Mozarildo destaca uso do látex na medicina
O senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) informou que foram descobertos usos terapêuticos e medicinais para o látex das seringueiras da Amazônia. Ele relatou que um grupo de pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto usou a matéria-prima para desenvolver um biomaterial que é capaz de estimular a recomposição de tecidos e a cicatrização de feridas. A nova técnica já é utilizada no tratamento de úlceras crônicas de pernas e em cirurgias de reconstrução do tímpano.
A partir do sucesso da inciativa, Mozarildo defendeu o uso de riquezas naturais da Amazônia para o desenvolvimento científico. Ele afirmou também que a ocupação da região é inevitável e deve ser feita de modo direcionado.
- É por meio de atividade humana inteligente, bem direcionada, que devemos ocupar a Amazônia, com suas infinitas riquezas. Não é o falido conceito de intocabilidade da Amazônia que a levará a uma convivência harmônica e produtiva entre a comunidade humana e a natureza - afirmou.
Mozarildo elogiou ainda a idéia do geógrafo americano David McGrath, professor de doutorado da Universidade Federal do Pará, de que o poder público deve disciplinar e orientar a ocupação da Amazônia. Para o professor, cuja posição foi considerada positiva e instrutiva por Mozarildo, a mera multiplicação das reservas naturais e indígenas na região não são o melhor caminho.
28/11/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mozarildo destaca ação social nos 50 anos dos conselhos de Medicina
Mozarildo homenageia seu ex-professor de Medicina
Mozarildo faz alerta contra os "piratas da medicina"
Mozarildo aplaude boa classificação da Faculdade de Medicina de Roraima
MOZARILDO ELOGIA REGISTRO DE CURSO DE MEDICINA EM RORAIMA
Mozarildo defende a criação de cursos de medicina em todos os estados