Mozarildo e Flexa Ribeiro falam sobre a luta da OAB em favor do funcionamento das instituições
A Ordem dos Advogados do Brasil protagonizou, ao longo de sua história, as principais lutas contra a tirania e pelo restabelecimento do regime democrático, da ordem e do pleno funcionamento das instituições. O comentário foi feito pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) durante a homenagem prestada em Plenário pelos 80 anos da OAB. O parlamentar destacou que a entidade sempre cobrou o cumprimento da Constituição e defendeu o patrimônio público e as prerrogativas da cidadania.
- Pugnando pela normalidade democrática e pelo respeito aos princípios consagrados em nossa Carta Magna, ao mesmo tempo em que cuida de assegurar o pleno exercício das prerrogativas profissionais de seus filiados, a Ordem se consolida cada vez mais como a entidade que pertence, por igual, ao Brasil e aos advogados, jamais titubeando no rigoroso cumprimento de sua missão - afirmou Mozarildo.
Por sua vez, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) declarou que mais do que se preocupar com a formação e a capacidade profissional dos advogados, a OAB tornou-se, no decorrer de sua história, uma das entidades civis mais ativas e importantes do Brasil. Ele registrou a luta travada pela entidade em favor da liberdade de expressão, da consolidação democrática do país e da defesa de todos os direitos civis.
Flexa Ribeiro lembrou que, durante o regime militar, a Ordem dos Advogados do Brasil posicionou-se de forma firme, clara e direta em favor da democracia. Ele acrescentou que a entidade teve destacada atuação em momentos cruciais da história do país, como, por exemplo, na condução do movimento que ficou conhecido como Diretas Já.
18/11/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Flexa Ribeiro apela por funcionamento total de Hospital de Santarém
Flexa Ribeiro cobra explicações de Lula sobre grampos
Flexa Ribeiro cita acórdãos do TCU sobre mau uso dos cartões em 2004
Flexa Ribeiro preside conferência sobre convergência tecnológica
Flexa Ribeiro cobra atualização de legislação sobre mineração
Flexa Ribeiro lamenta adiamento de discussão sobre Lei Kandir