Mozarildo irá para a oposição se reserva for demarcada em terras contínuas de Roraima
O senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) anunciou nesta terça-feira (20) que passará a fazer oposição ao governo federal se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva atender orientação do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, de demarcar a reserva indígena Raposa Serra do Sol em terras contínuas. Ele informou que os próprios índios são contrários à demarcação nos moldes propostos pelo ministro da Justiça.
- Quando essa demarcação começou a ser discutida existiam duas áreas: a Raposa e a Serra do Sol, distantes 150 quilômetros uma da outra. A decisão de Lula de criar um grupo de trabalho interministerial para definir a questão da demarcação dessas terras foi elogiável. Mas, infelizmente, o ministro da Justiça, que esteve na área, anunciou a demarcação da reserva em terras contínuas, mesmo após ter constatado que a maioria dos índios não prefere esta opção - afirmou Mozarildo.
Segundo o senador por Roraima, o anúncio feito pelo ministro Márcio Thomaz Bastos, no final do ano passado, provocou uma revolta geral entre índios e produtores rurais, que chegaram a ocupar a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) no estado. Ele classificou a atitude do ministro de "irresponsável" e acrescentou que o anúncio provocou o acirramento do conflito que já existia. Por outro lado, Mozarildo elogiou o presidente Lula por não ter assinado um decreto homologando a sugestão do ministro.
Mozarildo também pediu a transcrição nos anais do Senado de matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo desta terça-feira, intitulada "Reserva aumenta risco na fronteira, alerta Inteligência". O texto do jornal noticia que os órgãos de inteligência do governo, inclusive as Forças Armadas, alertaram o governo para o risco que a demarcação da reserva em terras contínuas poderá trazer para a segurança nacional.
20/01/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mozarildo cobra transferência de terras para Roraima
Mozarildo pede CPI em Roraima para investigar irregularidades com terras públicas
Mozarildo quer solução para questão das terras da União em Roraima
Mozarildo pede que STF decida ação sobre terras para Roraima
Para Mozarildo, demarcação de terras indígenas reserva os minérios brasileiros para os estrangeiros
Mozarildo pede que União transfira para Roraima terras e patrimônio federais no estado