Mozarildo louva retomada de Projeto Rondon



O senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) elogiou a iniciativa do governo de retomar o Projeto Rondon, que aproxima estudantes universitários da realidade das regiões mais isoladas e carentes do país. Ele sugeriu que a nova fase do programa, pelo qual já passaram 400 mil estudantes e professores, venha a incluir boa parte dos universitários brasileiros e a obter mais sucesso do que a iniciativa original.

- A importância desse projeto para o país é enorme. A experiência que os jovens participantes adquirem marca-lhes pelo resto de suas vidas. Além de desenvolver senso social e patriótico nos alunos que participam do projeto, acontecerá também uma correção na distorção da imagem que uma boa parte da sociedade faz do aluno universitário - disse Mozarildo.

Segundo o senador, a nova fase do projeto será lançada na primeira quinzena de janeiro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na cidade amazonense de São Gabriel da Cachoeira. O Rondon começará pela Amazônia e se estenderá depois ao Nordeste. Haverá, de acordo com Mozarildo, três tipos de operação: a nacional, que deslocará universitários nas férias escolares para outras regiões; a regional, a ser realizada nas periferias próximas aos campi; e a especial, que terá ajuda de entidades públicas e privadas na realização de atividades específicas.

Para estimular a adesão dos estudantes, observou ainda o senador, a participação valerá como crédito nas grades curriculares das instituições de ensino superior. Mozarildo recordou que a versão original do Projeto Rondon teve início em 1967 e funcionou durante 22 anos. A reedição do projeto, segundo relatou, foi sugerida pela União Nacional dos Estudantes (UNE) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em novembro de 2003.



03/12/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo aplaude reedição do Projeto Rondon

Mozarildo louva reserva de vagas para índios na UnB

Mozarildo louva iniciativa do STF de suspender efeitos de medida provisória

Nordeste recebe Projeto Rondon

Projeto Rondon vai funcionar em novo endereço

Projeto Rondon leva universitários ao Nordeste