Mozarildo pede à Câmara que vote PEC destinando verbas orçamentárias para educação na Amazônia
Ao manifestar sua preocupação com as ameaças de internacionalização da Amazônia, o senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) fez um apelo à Câmara dos Deputados para que aprove uma proposta de emenda à Constituição (PEC), já votada no Senado, destinando 0,5% do Orçamento Geral da União para as 21 instituições federais de ensino da região, entre universidades e escolas técnicas.
- A educação é um instrumento poderoso para dotar os habitantes da Amazônia de condições de se defender, eles mesmos, da propaganda enganosa de ONGs inescrupulosas trabalhando, ao lado do governo, Congresso e sociedade para afastar o fantasma da Internacionalização da região - disse.
Na opinião de Mozarildo, a preocupação com a cobiça internacional não é -devaneio conspiratório-. Segundo disse, na faixa de 18 mil quilômetros que separa a Amazônia brasileira de seus vizinhos, já existem trechos onde não se pode circular livremente.
- Nessas áreas não há qualquer ingerência governamental, apenas o domínio de uma babel de índios, garimpeiros, guerrilheiros e traficantes internacionais que desconhecem a soberania brasileira - disse.
O senador anunciou a realização, pelas Forças Armadas, nas próximas semanas, da edição 2004 da Operação Timbó, mobilizando 22 mil soldados numa área de 520 mil km², maior do que todo o território do Iraque, priorizando ações de vigilância das calhas dos rios e de controle e fiscalização dos transportes da região. Ele entende que iniciativas como essa são importantes, mas insuficientes.
- O Brasil já demarcou 9 milhões de hectares para os índios Yanomami e a Venezuela tomou iniciativa semelhante na fronteira comum. Bastaria haver uma movimentação internacional para unificar as duas áreas e, se valendo do fato desses índios possuírem língua e costumes próprios, pretender criar um -Estado independente- - alertou.
Mozarildo afirmou que a sociedade, o governo e o Congresso brasileiros precisam se preocupar com a Amazônia de maneira ativa e contínua, para preservar a soberania brasileira na região.
01/07/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mozarildo pede que Câmara vote criação de estados
Mozarildo pede à Câmara que vote projetos de plebiscito sobre divisão do Amazonas, Pará e Mato Grosso
Mozarildo defende mais verbas orçamentárias para Roraima e demais estados pobres
Mozarildo pede agilidade na Câmara para projetos em benefício da Amazônia
Mozarildo pede apoio da Câmara para criação de escolas militares na Amazônia
Tebet pede liberação de verbas orçamentárias para estados e municípios