Mozarildo defende mais verbas orçamentárias para Roraima e demais estados pobres
O senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) defendeu a alocação, proporcionalmente, de mais verbas do Orçamento da União de 2003 para Roraima e outros estados pobres das Regiões Norte e Nordeste, do que para estados mais ricos como São Paulo e demais estados das Regiões Sul e Sudeste.
- Para que, no futuro, todos sejamos iguais, é preciso que nós, os estados mais pobres, sejamos tratados hoje de maneira desigual, recebendo mais do que os estados ricos - disse.
Mozarildo criticou o deputado Alberto Goldman (PSDB-SP) que, em recente reportagem do jornal Gazeta Mercantil, considerou uma distorção o fato de Roraima ter mais representantes na Comissão Mista de Orçamento do que São Paulo.
- Dizer isso é não pensar grande, é querer manter um colonialismo interno que tem levado contingentes de nordestinos para o sul, inchando as periferias das grandes cidades - observou.
O senador por Roraima classificou como preconceituosas declarações como essa, que defendem mais verbas orçamentárias para os estados mais ricos, -para que fiquem ainda mais ricos, condenando os estados pobres a ficarem cada vez mais pobres-. O senador ressaltou que, se os estados mais pobres receberem o suficiente para se desenvolverem, será o fim do êxodo rural.
- No final, os estados ricos também se beneficiarão, porque terão menos demanda por verbas sociais em suas periferias - concluiu Mozarildo Cavalcanti.
12/11/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tebet pede liberação de verbas orçamentárias para estados e municípios
MOZARILDO DEFENDE MAIS VERBAS PARA A EDUCAÇÃO
Mozarildo pede à Câmara que vote PEC destinando verbas orçamentárias para educação na Amazônia
Serys defende verbas orçamentárias para Programa Antártico
Eduardo defende prefeitos e pede o fim do contingenciamento das verbas orçamentárias
CMA aprova fim de contingenciamento de verbas para segurança, meio ambiente e regiões mais pobres