Mozarildo pede aprovação de projeto que aumenta fiscalização de ONGs



O senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) fez apelo pela aprovação de projeto de lei (PLS 7/03) que estabelece normas para registro, fiscalização e controle das organizações não-governamentais (ONGs), que estaria -parado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ)-. Ele já requereu que a matéria seja incluída diretamente na ordem do dia do Plenário.

- Clamo pela retomada do poder estatal para controlar e fiscalizar as ONGs. Chegou a hora de abrir a caixa-preta e dar transparência às atividades desenvolvidas pelas organizações vinculadas ao terceiro setor no Brasil. Precisamos saber, de uma vez por todas, quem são e o que verdadeiramente pretendem - afirmou o senador.

Mozarildo analisou que, a cada dia, mais recursos públicos são destinados às ONGs para prestarem serviços, especialmente aos índios, que poderiam ser oferecidos diretamente pelo Estado brasileiro. Este ano, informou, o Orçamento destina R$ 1,3 bilhão a organizações não-governamentais sem licitação.

- Não possuímos sequer um cadastro geral que identifique quantas ONGs estão em atividade regular no Brasil. A maioria delas atua à socapa, sem vigilância governamental e não prestam conta dos recursos públicos recebidos - denunciou Mozarildo.

Como exemplo, o senador citou denúncias feitas por ONGs ambientalistas internacionais de que a lavoura de soja e a criação de gado estariam promovendo a devastação da floresta amazônica. Para ele, essas organizações dão eco a esses -absurdos- e incentivam o boicote aos produtos agrícolas brasileiros, porque o agronegócio nacional tem incomodado interesses estrangeiros.

- Vivenciamos uma sórdida substituição da democracia representativa por uma república corporativista controlada pelo fortíssimo lobby das ONGs, num processo deletério para o fortalecimento institucional do nosso Estado. Nosso povo não elegeu as ONGs como representantes, nem lhes outorgou poder para agir à margem da fiscalização e regulação pública - avaliou Mozarildo.



08/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo defende aprovação de projeto que regulamenta a atuação de ONGs

Mozarildo defende aprovação de projeto que regulamenta atuação das ONGs no país

Mozarildo pede votação de projeto que regulamenta a ação das ONGs

Crivella pede aprovação de projeto que determina fiscalização periódica de edifícios

Mozarildo faz apelo por votação de projetos sobre fiscalização das ONGs

Papaléo pede aprovação do projeto que aumenta destinação de verbas para a saúde