Mozarildo pede urgência na implantação de medidas para integrar fronteira entre Brasil e Venezuela



O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) fez uma apelo em plenário, nesta sexta-feira (5), para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva implante o mais rápido possível um conjunto de 16 medidas que estão sendo discutidas para melhorar a integração na fronteira entre o Brasil e a Venezuela. O parlamentar, que nessa semana esteve em Caracas juntamente com o governador de Roraima, Ottomar Pinto, para discutir com autoridades venezuelanas o que classificou de "pacote de bondades", afirmou que para a implementação das medidas é preciso apenas "vontade política" por parte de Lula.

- Faço esse apelo ao presidente Lula, que até agora só fez "pacotes de maldades" com o meu estado, para que implante o mais rápido possível essas medidas e não atrapalhe, pois elas visam a colocar o meu estado no caminho do progresso e do desenvolvimento, gerando mais empregos e melhorando a vida das pessoas que ali vivem - afirmou.

Ao ler cada uma das 16 medidas que compõem um projeto de desenvolvimento integrado do Sul da Venezuela com o norte do Brasil, Mozarildo lembrou que o presidente do país vizinho, Hugo Chávez, já se comprometeu a implantá-las, faltando, porém, segundo o parlamentar, somente uma posição do presidente Lula. Do pacote constam medidas para reduzir o preço do combustível vendido pela Venezuela ao Brasil, para complementar uma matriz enérgica e interligar os dois países via aérea, além da instalação de um porto seco na capital de Roraima, Boa Vista. Há ainda ações em diversas áreas como turismo, saúde, educação, transportes, comércio e segurança. 



05/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo: senadores devem averiguar em breve questão de fronteira entre Brasil e Venezuela

Benedito de Lira pede urgência na implantação do Água para Todos

Brasil e Colômbia elaboram documento para implantação de zona franca na fronteira

Mozarildo quer solução para pendências entre Venezuela e Roraima

Mozarildo pede proteção para fronteira amazônica

Mozarildo pede regularização da importação de combustível da Venezuela para Roraima