Mozarildo: senadores devem averiguar em breve questão de fronteira entre Brasil e Venezuela



O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) disse esperar para os próximos dias a criação da comissão temporária externa de senadores que irá averiguar a questão da fronteira entre Brasil e Venezuela.

Requerimento de autoria do senador foi aprovado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). A comissão, integrada por três senadores, deve verificar, in loco, “o não cumprimento bilateral de acordo firmado entre o Brasil e a Venezuela que estabelece zona non-aedificandi na fronteira entre os respectivos países”.

Mozarildo explicou que o acordo estabelece que determinada faixa da fronteira entre ambas as nações não pode ter edificações, o que não estaria sendo cumprido dos dois lados.

Muitos prédios, ruas e até estabelecimentos de ensino, fora casas de particulares, foram edificados e seus proprietários estão sofrendo agora o constrangimento até mesmo de ter que demolir suas casas por causa disso – disse o senador.

De acordo com Mozarildo, até mesmo prédios de órgãos públicos da Venezuela e do Brasil, além de residências, estariam dentro desta faixa.



03/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo pede urgência na implantação de medidas para integrar fronteira entre Brasil e Venezuela

Senadores devem votar hoje adesão da Venezuela ao Mercosul

Mozarildo quer solução para pendências entre Venezuela e Roraima

Mozarildo anuncia que senadores irão a Roraima analisar impasse em área de fronteira

Fronteira entre Brasil e Argentina ganha reforço

Brasil é um dos mais desiguais na questão feminina entre latino-americanos