Mozarildo propõe que Senado decida sobre demarcação de terras



O senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) informou nesta terça-feira (17) que a comissão externa temporária constituída pelo Senado para fazer um levantamento da situação dos conflitos de natureza fundiária deverá apresentar seu relatório logo após o Carnaval. Uma das sugestões que poderão constar do documento é a transferência, para o Senado, da competência de decidir sobre reservas indígenas, ecológicas e outras questões fundiárias.

A comissão temporária, que além de Mozarildo é integrada pelos senadores Delcidio Amaral (PT-MS), Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO), Romero Jucá (PMDB-RR) e Augusto Botelho (PDT-RR), visitou os estados de Roraima e do Mato Grosso do Sul. Na avaliação de Mozarildo, os conflitos envolvendo índios estão ocorrendo em função da Fundação Nacional do Índio (Funai) não estar conduzindo adequadamente o problema. Ele não concorda que técnicos do segundo ou terceiro escalão tenham poder para decidir sobre tema tão importante como é a divisão das terras do país.

Mozarildo também informou o resultado de um pedido que fez, na semana passada, para que a Polícia Federal investigasse denúncia feita por índios das áreas Raposa/Serra do Sol (RR) de que índios ligados ao Conselho Indígena de Roraima teriam ateado fogo a uma casa, um barracão e um galpão da maloca Cantagalo. O senador disse que a perícia constatou que o incêndio foi criminoso.

Citando matéria publicada pelo jornal Brasil Norte, Mozarildo alertou sobre a possibilidade de ser iniciada uma guerra entre os índios Macuxi, na área das reservas Raposa/Serra do Sol. A informação sobre a iminência do conflito entre indígenas das malocas Maturuca e Contão foi repassada à imprensa pelo presidente da Sociedade de Defesa dos Índios Unidos do Norte de Roraima, Silvestre Leocádio.



17/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo pede que STF decida ação sobre terras para Roraima

MOZARILDO DEBATE NA TV SENADO DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS

MOZARILDO PROPÕE AVAL DO SENADO PARA DEMARCAÇÃO DE PARQUES NACIONAIS

Mozarildo registra críticas a demarcação de terras indígenas

MOZARILDO FAZ APELO AO GOVERNO PELA DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS

MOZARILDO CRITICA DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS PELA FUNAI