Mozarildo quer mais proteção para a Amazônia
O senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) voltou a pedir ao governo que intensifique as ações destinadas a proteger a região amazônica, principalmente as conjugadas com o Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam) que, conforme observou, é de fundamental importância para a preservação de toda a área.
Para o senador, somente com um sistema de proteção da Amazônia o país poderá pensar em ações positivas para a região, entre as quais a de preservação da mata com desenvolvimento sustentável, exploração econômica e ecoturismo, "com o objetivo de manter íntegro e brasileiro um dos maiores patrimônios da humanidade".
Mozarildo Cavalcanti fez a solicitação ao governo federal depois de se mostrar "estarrecido" com o aumento de ataques de guerrilheiros colombianos a índios brasileiros que, destacou, de forma pacífica vigiam os recursos naturais da região em coordenação com o Ibama e Polícia Federal.
- Mas as ameaças não param por aí. No ano passado, foram apreendidos mais de 15 toneladas de pasta e cocaína, milhares de animais e mudas de plantas silvestres, sem falar nas intoleráveis violações de nossa soberania, ao se registrarem, em outros países, patentes de fármacos que só existem na Amazônia - alertou o senador.
Mozarildo Cavalcanti informou que o quadro é agravado com a "nuvem ameaçadora" de internacionalização da Amazônia. A seu ver, trata-se de uma pretensão de alguns radicais do exterior que tem por objetivo abocanhar as riquezas do país, "em flagrante agressão ao Brasil e aos brasileiros".
16/10/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
MOZARILDO QUER MAIS PROTEÇÃO PARA AMAZÔNIA
TIÃO VIANA QUER MAIS PROTEÇÃO PARA A AMAZÔNIA
TIÃO VIANA QUER MAIS PROTEÇÃO PARA GESTANTE NA AMAZÔNIA
MOZARILDO QUER OCUPAÇÃO MAIS EFETIVA DA AMAZÔNIA
PARTICIPAÇÃO ESTRANGEIRA NA PROTEÇÃO DA AMAZÔNIA PREOCUPA MOZARILDO
Mozarildo quer plano de desenvolvimento para Amazônia