MOZARILDO QUER MAIS PROTEÇÃO PARA AMAZÔNIA
Para o senador, a intervenção militar na Colômbia é a concretização das denúncias de cobiça internacional sobre a região. O senador leu reportagem publicada na revista Isto É sobre a 4a Conferência de Ministros de Defesa, realizada recentemente em Manaus. Mozarildo destacou declaração de representante dos Estados Unidos na ocasião, afirmando que a operação na Colômbia acontecerá com ou sem apoio internacional.
Para Mozarildo, a "desculpa" do combate ao narcotráfico e à guerrilha garante apoio das grandes potências à operação norte-americana. "Toda a Amazônia brasileira está vulnerável", afirmou, destacando que Roraima é considerado como um estado por onde passa o tráfico de drogas. Na opinião do senador, é preciso ter em mente a gravidade da situação e não deixar passar em branco a ameaça. Mozarildo leu, ainda, entrevista em que o general brasileiro Carlos Eduardo Jansen pede a plena operação do Sivam (Serviço de Vigilância da Amazônia), a reativação Do projeto Calha Norte e o uso econômico da região como forma de garantir a soberania nacional.
Em aparte, o senador Tião Viana (PT-AC) parabenizou Mozarildo pela defesa da soberania nacional e de uma inteligência de estado que saiba o valor da região amazônica. Para ele, a Operação Colômbia permitirá ao exército americano conhecer militarmente a região.
27/10/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
MOZARILDO QUER MAIS PROTEÇÃO PARA AMAZÔNIA
TIÃO VIANA QUER MAIS PROTEÇÃO PARA A AMAZÔNIA
TIÃO VIANA QUER MAIS PROTEÇÃO PARA GESTANTE NA AMAZÔNIA
MOZARILDO QUER OCUPAÇÃO MAIS EFETIVA DA AMAZÔNIA
PARTICIPAÇÃO ESTRANGEIRA NA PROTEÇÃO DA AMAZÔNIA PREOCUPA MOZARILDO
Mozarildo quer plano de desenvolvimento para Amazônia