Mozarildo quer melhor distribuição de recursos do BNDES



O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), em discurso no Plenário nesta sexta-feira (9), criticou a distribuição desigual dos recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) entre as regiões do País. O senador apresentou um estudo técnico realizado pela consultoria do Senado indicando que, entre 1995 e 2006, a região Sudeste recebeu 61,2% do total dos recursos e a região Sul, 19,1%. Já o Nordeste ficou com 9,4% e o Centro-Oeste contou com apenas 7,1%. A região Norte, por sua vez, recebeu no período apenas 3,2% do total financiado pelo banco.

- O BNDES só tem investido nas regiões Sul e Sudeste - disse.

De acordo com o estudo, o BNDES, em 2006, realizou um desembolso recorde de recursos no valor total de R$ 52 bilhões - maior do que os R$ 47 bilhões liberados em 2005. A maior parte dos investimentos foi feita nos setores de telecomunicações, siderurgia, papel e celulose.

Mozarildo destacou que seria papel do BNDES promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil e diminuir as desigualdades regionais e sociais, mas isso não estaria acontecendo. Para o senador, a má distribuição é ruim também para as regiões que recebem mais recursos.

- É ruim para o Sudeste porque continuará a migração do Norte e Nordeste para Sul e Sudeste. É lógica clara: sem desenvolvimento, as pessoas não tem opção a não se a de migrar, agravando a questão social nas regiões ricas - argumentou Mozarildo.

O senador afirmou que tomará medidas para fazer o BNDES cumprir a Constituição e distribuir seus recursos de forma mais igual entre as regiões do Brasil.

09/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


SUPLICY QUER MUDAR DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS DO BNDES

Osvaldo Sobrinho defende melhor distribuição dos recursos da educação

Alvaro Dias defende melhor distribuição de recursos públicos

LOBÃO DEFENDE MELHOR DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS A TRIBUNAIS ELEITORAIS

PROJETO BUSCA MELHOR DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS PARA OS MUNICÍPIOS

DUTRA CRITICA DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS DO BNDES