PROJETO BUSCA MELHOR DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS PARA OS MUNICÍPIOS



Assegurar às localidades mais pobres melhor distribuição de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é o que estabelece projeto de lei da Câmara acolhido hoje (dia 11) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), nos termos do parecer do relator, senador Waldeck Ornelas (PFL-BA).

O projeto especifica um coeficiente individual no FPM, segundo o número de habitantes do município. Além disso, estabelece um período de transição, até o ano 2002, para os municípios que, no momento de vigência da nova lei, estejam enquadrados em coeficiente superior ao que seria determinado pela sua população efetiva. Segundo o relator, isso evitará que sofram impacto imediato.

De acordo com oRNELAS, passam a ser beneficiados pela Reserva instituída pelo Decreto-Lei nº 1881/81 os municípios que se enquadrem no coeficiente de "três inteiros e oito décimos", isto é, aqueles com população acima de 142 mil habitantes. Já aos municípios das capitais mantém-se a participação conjunta de 10%. É assegurado para eles o coeficiente atribuído em 1997, mesmo que tenham perdido população. O projeto será ainda apreciado pelo plenário do Senado.



11/12/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias defende melhor distribuição de recursos para os municípios

Mozarildo quer melhor distribuição de recursos do BNDES

Osvaldo Sobrinho defende melhor distribuição dos recursos da educação

Alvaro Dias defende melhor distribuição de recursos públicos

LOBÃO DEFENDE MELHOR DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS A TRIBUNAIS ELEITORAIS

Para socorrer municípios, Lúcia Vânia cobra revisão de distribuição de recursos