Mozarildo quer quadro próprio de magistrados para a Justiça Eleitoral



Em discurso nesta sexta-feira (16), o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) pediu apoio dos parlamentares para aprovar proposta de emenda à Constituição (PEC 64/2012) de sua autoria que cria quadro próprio de magistrados para a Justiça Eleitoral. Segundo afirmou, esse braço da justiça é o único que não tem juízes exclusivos, mas sim em sistema de rodízio, o que causa sobrecarga.

Hoje, são os da justiça comum que exercem a função de juízes eleitorais de primeira instância, designados por período determinado. Na segunda instância, os Tribunais Regionais Eleitorais são formados por desembargadores estaduais, federais e por advogados. O Superior Tribunal Eleitoral é formado por ministros do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça e por advogados.

Mozarildo considera que a falta de quadro próprio atrasa a análise dos processos, ainda que a justiça eleitoral já tenha servidores efetivos, comissionados e prédios próprios. Ele citou até mesmo um lamento do ministro do STF, Marco Aurélio Melo, pela sobrecarga de trabalho. Para Melo, seria “muito difícil servir a dois senhores”.

- Não é possível que a justiça eleitoral, garantidora de fato de eleições limpas, seja tão morosa porque os ministros estão lá em esquema de rodízio – disse.

O parlamentar lamentou ainda que a ação contra o atual governador de Roraima, protocolada em março de 2011 no TSE, não tenha sido avaliada. Disse também que o processo já passou por quatro relatores e que o atual deve se aposentar em setembro, causando mais atrasos.

- Não é possível que ele termine o mandato e não se julgue o processo no TSE – comentou.

A PEC está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde aguarda designação de relator.



16/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo Cavalcanti defende criação de quadro próprio de magistrados para a Justiça Eleitoral

Mozarildo Cavalcanti sugere que Justiça Eleitoral tenha magistrados exclusivos

Para acabar com morosidade, Mozarildo quer carreira específica de magistrado da Justiça Eleitoral

Mozarildo pede Justiça eleitoral 'veloz e confiável'

Mozarildo Cavalcanti presta homenagem à Justiça Eleitoral de Roraima

Mozarildo defende reforma na política, nos partidos e na Justiça Eleitoral