MOZARILDO QUER QUE SENADO SE MANIFESTE SOBRE DEMARCAÇÕES



Os processos de demarcação de terras indígenas terão que passar pelo crivo do Senado. É o que propõe o senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) em projeto de lei que encontra-se na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania para decisão terminativa.
Na legislação atual, a administração de demarcação de terras indígenas é realizada Poder Executivo, sob a orientação da Funai. De acordo com a proposta, a delimitação de terras destinadas às populações indígenas só poderia ser homologada pelo presidente da República após aprovação do Senado Federal. A idéia, segundo o senador, é evitar abusos ou excessos pelo Executivo.
- O ato administrativo de demarcação de terras envolve interesses e conflitos que devem ser analisados e ponderados, buscando soluções que minimizem os impactos e envolvam a participação de todos os entes envolvidos - indígenas, habitantes, governantes, Poder Legislativo e comunidade internacional. O Senado é foro legítimo para apreciar matérias dessa natureza - justificou o senador.

24/05/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo destaca matéria da 'Veja' sobre demarcações de terras

Suplicy quer que Congresso se manifeste sobre biografias não autorizadas

CPI QUER QUE STF SE MANIFESTE SOBRE LIMINAR QUE BENEFICIOU CHICO LOPES

HELOÍSA HELENA PEDE QUE O SENADO SE MANIFESTE SOBRE A VOLTA DE ELIAN A CUBA

Mozarildo quer debate sobre Amazônia no Senado

Mozarildo quer exame criterioso do Senado sobre reforma previdenciária