Mozarildo destaca matéria da 'Veja' sobre demarcações de terras
O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) recomendou a seus pares a leitura da reportagem sobre demarcações de terras da edição desta semana da revista Veja. Intitulada "A farra da antropologia oportunista", a matéria afirma que "entre as ações de cunho demagógico e dilapidador que emperram o desenvolvimento do Brasil, está a demarcação selvagem de terras", segundo o senador.
Em pronunciamento nesta quinta-feira (6), o parlamentar leu trecho do editorial da revista, chamado Carta ao Leitor. Nele, a revista afirma que a reportagem descobriu "uma verdadeira fauna de espertalhões: negros e brancos que se declaram índios, padres que 'ressuscitam' etnias desaparecidas há 300 anos e ONGs (organizações não-governamentais) que estimulam moradores de cidades a se passar por silvícolas - para, desse modo, receber mais dinheiro de organizações estrangeiras e de Brasília".
Mozarildo Cavalcanti disse ainda que, segundo a revista, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) calculou que "se o governo demarcar toda a extensão reivindicada por sem-terras, índios, quilombolas, ambientalistas e ideólogos do atraso travestidos de antropólogos, sobrarão para as atividades produtivas apenas 8% do território nacional".
O representante de Roraima lembrou que foi presidente da primeira Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou as ONGs no Congresso Nacional, em 2000, e relatou a grande dificuldade que teve para ouvir representantes de algumas organizações e servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai). Ele pediu a transcrição na íntegra da matéria, que traz uma fotografia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorando a demarcação da reserva indígena Raposa-Serra do Sol no Conselho Indigenista de Roraima, para Mozarildo "uma das ongs mais corruptas do país".
06/05/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mozarildo elogia matéria da Veja e defende exploração econômica da floresta amazônica
MOZARILDO QUER QUE SENADO SE MANIFESTE SOBRE DEMARCAÇÕES
Presidente da Funai debate demarcações de terras indígenas com senadores
Randolfe denuncia mobilização contra demarcações de terras indígenas
JUCÁ PROPÕE SOLUÇÃO PARA DEMARCAÇÕES DE TERRAS INDÍGENAS
LOBÃO PEDE REVISÃO DE DEMARCAÇÕES DE TERRAS INDÍGENAS NO MARANHÃO