Mozarildo questiona número de senadores presentes informado em painel do Plenário




O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) questionou a presidência da sessão desta sexta-feira (16) sobre o painel eletrônico do Plenário, que ainda registrava o número de senadores presentes da sessão do dia anterior, de quinta-feira (15).

- O painel marca 68 senadores, e não há este número de parlamentares aqui neste momento. Isto não é correto, além de ser antiético - disse.

Para esta sexta-feira, estava prevista a primeira sessão de discussão, em segundo turno, da proposta de emenda à Constituição (PEC 114/11) que prorroga a vigência da Desvinculação de Receitas da União ( DRU ). A sessão transcorreu e a expectativa é de que a PEC seja votada na próxima terça.

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e a senadora Ana Amélia (PP-RS) concordaram com Mozarildo e disseram que o fato é constrangedor e ruim para a imagem do Senado.

Em resposta, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO), na presidência da sessão, explicou que, após solicitação das lideranças da situação e da oposição, na tarde de quinta-feira, e consulta ao Plenário, ficou decidido, por unanimidade, que o painel deveria permanecer aberto na sexta e na segunda-feira.

Mozarildo questionou, então, se o Plenário poderia decidir contra o Regimento. Ao que Gurgacz respondeu que, mesmo que não houvesse quorum para votação, havia quorum para debate das matérias em pauta.



16/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jarbas questiona manutenção do painel de presença aberto por cinco dias

Plenário ganha painel mais ágil

Jader comunica ao plenário ter havido violação do painel

Novo painel do Plenário garantirá sigilo total

Mozarildo questiona programa Universidade para Todos

Jader determina suspensão do painel eletrônico do plenário para votações secretas