MP que proíbe bingos já está no Plenário para votação



Já está no Plenário do Senado, para votação, a medida provisória (MP) do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que proibiu, no dia 19 de fevereiro, o funcionamento de bingos e de máquinas caça-níqueis no Brasil. Junto com outras seis medidas provisórias, ela também já está trancando a pauta de votações, ou seja, têm de ser votadas antes de quaisquer outros projetos.

A primeira delas (MP 157/03), a mais antiga e que tem preferência de votação, faz mudanças na lei que instituiu o Estatuto do Desarmamento, para que as guardas municipais das cidades com mais de 50 mil habitantes possam usar armas, em serviço. Se a cidade ficar em região metropolitana, os guardas municipais poderão portar as armas inclusive fora de serviço. No entanto, todos estes guardas terão de receber treinamento específico e o Comando do Exército da área fará controle dessas armas.

Depois de negociações com o ministro da Justiça, a MP está sendo alterada pelo relator-revisor, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que no ano passado foi relator do Estatuto do Desarmamento. Renan vai apresentar um projeto de lei de conversão (PLV) sobre a medida provisória, alterando o seu conteúdo, inclusive criando condições para que uma guarda municipal de cidade com população de 50 mil a 500 mil habitantes possa usar armas. Além disso, ele vai prorrogar por 90 dias todos os prazos previstos no estatuto para o fim dos atuais portes de armas, registro de armas legais e entrega de armas sem registro à Polícia Federal.

Antes de entrar em votação a MP que proíbe os bingos, os senadores vão discutir a MP 161/04, que estabelece como será a partilha com estados e municípios da arrecadação da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico), conhecida como "imposto dos combustíveis". Desde o início deste ano a União tem de destinar aos estados e municípios 25% da Cide e a partilha levará em consideração o número de quilômetros de rodovias de cada unidade, a sua população e o consumo de combustíveis. Na Câmara, a MP foi modificada por um projeto de lei de conversão. Essas são as MPs que podem ser votadas (se houver acordo partidário) nesta semana pelo Senado.

- Muda o Estatuto do Desarmamento aprovado no ano passado pelo Congresso, permitindo que guardas municipais, em cidades com população de 50 mil a 500 mil habitantes, possam usar armas em trabalho (MP 157/03, que vai ser modificada por um projeto de lei de conversão).

- Trata da partilha da Cide com estados e municípios (MP 161/03, modificada pelo PLV 19/04).

- Transfere R$ 3,4 bilhões a estados e municípios, basicamente por compensação por perdas de tributos estaduais nas exportações (MP 162/04).

- Faz mudanças na organização da Presidência da República, inclusive criando a Secretaria de Coordenação Política (MP 163/04, mudada pelo PLV 20/04).

- Institui a cobrança de PIS-Pasep (Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público) e Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) sobre bens e serviços importados (MP 164/03, alterada pelo PLV 21/04).

- Dispõe sobre os contratos de gestão entre a Agência Nacional de Águas e as entidades executivas dos Comitês de Recursos Hídricos de bacias hidrográficas (MP 165/04, alterada pelo PLV 23/04).

- Proíbe os bingos e caça níqueis no Brasil (MP 168/04, que está sendo modificada pelo PLV 22/04).



02/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto que proíbe bingos está tramitando na CCJ

PEC que acaba com voto secreto está pronta para votação em Plenário

Proposta sobre inelegibilidades está pronta para votação em Plenário

NOVA LEI DE COMBATE ÀS DROGAS ESTÁ PRONTA PARA VOTAÇÃO EM PLENÁRIO

Projeto que regulamenta profissão de comerciário está pronto para votação em Plenário

Plenário transfere votação do novo sistema de avaliação das universidades para esta quarta-feira