Mudanças na Lei das S/A vão ser melhor debatidas



As comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) decidiram nesta quarta-feira (dia 30), por sugestão do senador José Agripino (PFL-RN), ampliar o prazo para recebimento de novas propostas e para discussão mais aprofundada das alterações a serem feitas na Lei das Sociedades Anônimas (Lei das S/A). Em reunião conjunta, foi aprovado requerimento do senador Iris Rezende (PMDB-GO) sugerindo nova audiência pública para discutir o assunto com especialistas.

Atendendo as sugestões do senador goiano, serão convidados para comparecer às comissões o advogado Nelson Laks Eizirik, ex-diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e autor de várias obras sobre o mercado de capitais; Humberto Casagrande Neto, atual presidente da Associação Brasileira dos Analistas de Mercado de Capitais (Abamec-Nacional); e Ary Oswaldo Mattos Filho, professor de Direito Tributário e de Mercado de Capitais da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Na reunião desta quarta-feira, o presidente da CCJ, senador Bernardo Cabral (PFL-AM), comunicou que o projeto em tramitação já havia recebido mais 21 emendas. O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) informou que pretende apresentar diversas outras propostas de alteração do texto..

Ao defender a necessidade de ampliar a discussão sobre o assunto, o relator da matéria na CCJ, José Agripino, ressaltou alguns dos que são, a seu ver, os pontos mais importantes a serem debatidos com os especialistas: definição de direitos dos acionistas minoritários na venda de ações; presença desses acionistas no conselho de administração das empresas; regras para a escolha de membros do conselho fiscal; e critérios de fechamento de capital de uma sociedade anônima.

30/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mudanças na Lei das S.A voltam a ser debatidas em audiência da CCJ

Mudanças políticas na América do Sul serão debatidas em audiência

Mudanças na lei que garante direitos da pessoa com deficiência serão debatidas na CCJ

SP lança programa de aprimoramento de educadores “Melhor Gestão, Melhor Ensino”

PRIVATIZAÇÕES SÃO DEBATIDAS NA CFC

Concessão das rodovias BR-040 e BR-116 são debatidas em Brasília