Mulheres rurais de três estados receberão assistência técnica especializada



Essas mulheres receberão apoio de agentes formados para fortalecer a organização produtiva, promover a produção agroecológica e ampliar o acesso às políticas públicas

 

Cerca de mil mulheres ruralistas dos estados de Rondônia, Pará e Bahia vão receber, a partir de abril, assistência técnica especializada. A iniciativa visa apoiar grupos produtivos de mulheres, para que elas consigam produzir de maneira coletiva alimentos não só para a subsistência, mas também com um excedente dessa produção.

Essas mulheres receberão o apoio de agentes formados. Serão 15 agentes para atuar em municípios da cidadania dos três estados, sendo cinco para cada. A capacitação, que começou na segunda-feira (11), acontece até a sexta-feira (15) na sede da Embrapa, em Brasília. 

Nesta terça-feira (12), os agentes aprenderão políticas que podem auxiliar o desenvolvimento dos grupos femininos, tais como os programas de Alimentação Escolar, de Aquisição de Alimentos, de Organização Produtiva das Mulheres e Pronaf Mulher.

De acordo com a coordenadora geral de Organização Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Renata Leite, a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) direcionada faz parte do Plano Brasil sem Miséria e vai apoiar a produtividade desses grupos de mulheres. “A Ater direcionada para elas visa fortalecer a organização produtiva, além de promover a produção agroecológica para ampliar o acesso das mulheres às políticas públicas”, garante a coordenadora.