Nabor está preocupado com a possível extinção da Sudam
- O que desejamos é que não cessem os investimentos do governo federal na Amazônia, que representa mais de 50% do território brasileiro e que possui as maiores reservas hídricas do mundo, além de ter um grande potencial agrícola e de minérios - afirmou Nabor Júnior, para quem a Amazônia não poderá crescer caso não sejam assegurados recursos suficientes destinados a alavancar o desenvolvimento da região.
O senador lembrou que a Sudam é a responsável pela promoção de estudos e ações concretas para o crescimento da Amazônia e que, por isso, não pode ser simplesmente extinta para que no seu lugar surja uma agência de desenvolvimento. Ele teme que esse novo órgão não possua força política e nem recursos suficientes para atender à demanda da região. Informou ainda ser intenção do governo extinguir a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), ação que também considera "temerária".
Na opinião de Nabor Júnior, esses órgãos são fundamentais para que o país mantenha a plena soberania sobre a região amazônica.
- Uma coisa é certa: a cobiça internacional não perde de vista aquelas terras que, de fato, representam o maior potencial de minérios, recursos hídricos e agricultura, além de serem o centro geográfico do continente sul-americano - alertou o senador.
26/01/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Nabor pede explicações de projeto sobre extinção da Sudam e da Sudene
Nabor pede que extinção da Sudam e da Sudene não prejudique as populações da Amazônia e do Nordeste
NABOR JÚNIOR SE DIZ PREOCUPADO COM INVASÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE RIO BRANCO
Ornelas critica extinção da Sudene e da Sudam
Parlamentares são contra a extinção da Sudam e da Sudene
Suassuna protesta contra extinção da Sudam e da Sudene