Nabor pede explicações de projeto sobre extinção da Sudam e da Sudene



O senador Nabor Júnior (PMDB-AC) sugeriu que as Comissões de Serviços de Infra-Estrutura (CI) e de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado realizem reunião conjunta para ouvir as explicações do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, sobre os projetos do governo visando à substituição das atuais superintendências de desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e do Nordeste (Sudene) por novas estruturas organizacionais que tenham as mesmas incumbências.

Para Nabor, que já apresentou requerimento à CI nesse sentido, essa será a melhor maneira de os senadores esclarecerem suas dúvidas e manifestarem suas preocupações sobre o assunto. O senador informou que o próprio ministro, em audiência ocorrida na terça-feira (dia 27) em conjunto com outros parlamentares da bancada do Acre, manifestou disposição de comparecer à Casa para esclarecer a intenção do governo sobre o assunto.

Segundo contou Nabor, Fernando Bezerra antecipou que não apóia a idéia de extinção das agências por meio de medida provisória, mas sim pela apresentação de projeto de lei, de modo a permitir a ampla discussão da matéria pelos deputados e senadores. O ministro também informou ao senador que não pretende privar as regiões assistidas pelas agências dos serviços por elas prestados.

- Existem distorções, principalmente no que se refere à política de incentivos fiscais implementada pelas agências, e esses pontos precisam ser corrigidos, mas esses organismos não podem simplesmente deixar de existir, pois ajudam no combate das desigualdades regionais entre os estados do Norte e os do Sul do país - afirmou o senador.Os parlamentares do Acre reuniram-se com o ministro para pleitear a implantação de projetos municipais cujos recursos foram consignados pelas emendas da bancada do estado no orçamento deste ano.

Em aparte, o senador Tasso Rosado (PMDB-RN) apoiou a realização da audiência com o ministro, manifestando sua confiança na capacidade gerencial e administrativa de Fernando Bezerra.

- Conhecendo o ministro como conheço, gostaria de tranqüilizar a bancada dos estados atingidos pelas mudanças, pois sei que o que ele fizer será para melhorar e nunca para piorar - declarou Rosado.

30/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Nabor pede que extinção da Sudam e da Sudene não prejudique as populações da Amazônia e do Nordeste

Ministro presta esclarecimento sobre extinção da Sudam e da Sudene

Nabor elogia intenção do governo de propor em projeto de lei mudanças na Sudam e na Sudene

Comissões promovem audiência pública sobre extinção da Sudam e Sudene

Ornelas critica extinção da Sudene e da Sudam

Parlamentares são contra a extinção da Sudam e da Sudene