Nabor Júnior despede-se do Senado após 40 anos de mandato eletivo



O senador Nabor Júnior (PMDB-AC) ocupou a tribuna do Senado nesta quinta-feira (12) para despedir-se da Casa e comemorar 40 anos de sucessivos mandatos eletivos. Senador por 16 anos, Nabor Júnior, que tentou a reeleição em outubro último, disse que jamais tripudiou ou humilhou aqueles a quem venceu, em sete eleições, e que, com a mesma serenidade, acolhia o resultado do último pleito.

- Assim como a arrogância não me seduziu nas vitórias, a mesquinha covardia sequer passou perto de mim, na derrota. Em toda essa longa jornada, sempre tive em mente a lição de Pascal, de que a consciência é o melhor livro de moral que temos; e é, certamente, o que mais devemos consultar.

Nabor Júnior assumiu seu primeiro cargo eletivo - o de deputado estadual - há exatos 40 anos, no dia 12 de dezembro de 1962, quando se instalou a Assembléia Constituinte do Acre. Ele afirmou que se despedia do Senado levando a certeza de terem sido -quatro décadas ricas de experiências, de dedicação, de doação integral às causas populares e ao fortalecimento da República-.

Nascido no município de Tarauacá, Nabor Júnior foi deputado e constituinte estadual, deputado e constituinte federal, senador e governador. Segundo ele, nenhum parlamentar acreano alcançou a marca de 40 anos ininterruptos no cumprimento de mandatos populares, marca que só pode ser encontrada no currículo de pouquíssimos homens públicos.

- Sou grato e reverencioso aos meus coestaduanos, que me propiciaram tal glória disse o senador.

Nabor Júnior lembrou sua atuação de oposição a governadores impostos pelo regime militar. Registrou ter sido coordenador da bancada acreana e ter integrado a Mesa da Câmara dos Deputados, a Executiva Nacional do então MDB e a Mesa do Senado. O senador lembrou também as propostas de sua autoria aprovadas durante a Assembléia Nacional Constituinte, como o confisco das terras utilizadas para plantio de culturas ilegais de plantas psicotrópicas com sua destinação aos programas de reforma agrária.




12/12/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito Fortes se despede do Senado com balanço dos seus oito anos de mandato

NABOR JÚNIOR FAZ PRESTAÇÃO DE CONTAS DE SEU MANDATO EM 1999

NABOR JÚNIOR CELEBRA OS 37 ANOS DO ACRE

ACM Junior se despede do Senado com sugestões para aprimoramento do Congresso

Marcos Guerra despede-se do Senado para a volta do titular do mandato, Gerson Camata

Ocupante de mandato eletivo pode ser proibido de dirigir concessionária de serviço público