Nabor elogia intenção do governo de propor em projeto de lei mudanças na Sudam e na Sudene



O senador Nabor Júnior (PMDB-AC) expressou, nesta sexta-feira (dia 20), sua satisfação diante da informação dada na última terça-feira (dia 17) pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, de que o governo vai propor as mudanças na Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e na do Nordeste (Sudene) em um projeto de lei, e não em uma medida provisória, como estava sendo cogitado.

- Isso nos dá tranqüilidade, pois os parlamentares poderão aprofundar os estudos já realizados pela equipe do ministro contendo a nova formulação para os dois organismos que serão criados em substituição às duas agências e que devem estar mais condizentes com a realidade do país - disse.

Nabor considerou positivo o resultado da reunião conjunta realizada entre as Comissões de Assuntos Econômicos (CAE), de Serviços de Infra-Estrutura (CI) e de Fiscalização e Controle (CFC) para ouvir o ministro da Integração Nacional sobre os planos do governo para a extinção da Sudam e da Sudene.

- O ministro foi bastante elucidativo e claro na avaliação de desempenho dessas duas agências de desenvolvimento que prestaram tantos serviços às regiões Norte e Nordeste nesses últimos quarenta anos, tendo também conseguido responder às diversas dúvidas dos parlamentares que receiam as extinções - avaliou.

Nabor disse que entendeu os argumentos do ministro em favor da extinção das agências, principalmente em função de Bezerra haver demonstrado as várias distorções que têm ocorrido nesses dois órgãos, especialmente no mecanismo de aplicação da política de incentivos fiscais que, segundo o senador, precisa passar por sérias revisões.

Em aparte, o senador Tasso Rosado (PMDB-RN) disse que também estava seguro quanto à pessoa escolhida para conduzir as mudanças das duas superintendências, elogiando o caráter e a capacidade do ministro Fernando Bezerra. Já o senador Carlos Wilson (PPS-PE) observou que, apesar das distorções na concessão de incentivos fiscais e financeiros, a Sudam e a Sudene deram uma importante contribuição ao desenvolvimento regional.

20/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Nabor pede explicações de projeto sobre extinção da Sudam e da Sudene

Sarney elogia governo pela volta da Sudam e da Sudene

Nabor pede que extinção da Sudam e da Sudene não prejudique as populações da Amazônia e do Nordeste

Ademir defende mudanças na Sudam e na Sudene

CARLOS BEZERRA CUMPRIMENTA GOVERNO POR MP QUE BENEFICIA SUDAM E SUDENE

Ornelas cobra do governo política de desenvolvimento que substitua Sudam e Sudene