Nas comissões, destacou-se decisão sobre auditoria na Eletrobrás



No trabalho realizado pelas comissões do Senado, destacou-se nesta semana a decisão de pedir ao Tribunal de Contas da União (TCU) que realize auditoria de natureza contábil, financeira, operacional e patrimonial nas Centrais Elétricas Brasileiras (Eletrobrás).

O objetivo é apurar possíveis irregularidades em contrato de financiamento firmado pela Eletrobrás com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). A medida foi tomada pela Comissão de Fiscalização e Controle (CFC), a pedido do senador Carlos Wilson (PTB-PE).

Já a Comissão Mista de Orçamento decidiu convocar o presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), Fernando Perrone, a explicar irregularidades nas obras do Aeroporto de Salvador. Os problemas foram identificados durante uma fiscalização do TCU.

O presidente da comissão, senador Carlos Bezerra (PMDB-MT), decidiu também suspender a liberação de verbas federais para 121 projetos em execução no país que apresentaram graves irregularidades em investigações feitas nos últimos meses pelo TCU.

A Comissão de Educação (CE) aprovou substitutivo do senador Nilo Campos (PSDB-RJ) a projeto da senadora Emilia Fernandes (PT-RS), tornando obrigatório o uso da linguagem de sinais, utilizada universalmente pelos surdos-mudos, em todas as mensagens do governo federal na TV.

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou requerimento do senador Tião Viana (PT-AC) que solicita a formulação de voto de censura ao governo fundamentalista do Afeganistão.

Outro requerimento aprovado, de autoria da senadora Heloísa Helena (PT-AL), solicita que seja levada ao governo a posição do Senado no sentido de que a política externa brasileira busque desencorajar as nações amigas quanto a atos precipitados de retaliação contra populações inocentes.

E o presidente da CRE, Jefferson Péres (PDT-AM), teve aprovado requerimento em que convida o ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, a prestar esclarecimentos sobre a posição oficial brasileira em relação à crise internacional provocada pelos atentados terroristas aos Estados Unidos.

27/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Nas comissões, destacou-se projeto sobre fontes alternativas de energia

CFC delibera sobre requerimento de auditoria em contrato entre a Eletrobrás e a Celpe

No trabalho das comissões, destacou-se projeto que reserva vagas para negros

Decisão sobre composição de comissões só sai depois do carnaval

Simon elogia decisão da OAB de cobrar do Congresso auditoria da dívida externa

DECISÃO TERMINATIVA NAS COMISSÕES AGILIZA VOTAÇÃO DE PROJETOS