Natal garante que estará pronta para a Copa



A cidade de Natal está cumprindo os prazos predeterminados e garante ter tudo pronto para a Copa de 2014, cumprindo todas as exigências do Caderno de Encargos da FIFA. A afirmação otimista foi feita nesta terça-feira (17) pelo secretário estadual extraordinário para Assuntos Relativos à Copa do Mundo, Demétrio Paulo Torres, durante audiência pública da Subcomissão Permanente da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016. Ele disse que todas as obras, incluindo o estádio Arena das Dunas, estarão prontas e entregues em dezembro de 2013.

- Estamos adiantados em relação ao cronograma firmado com a Fifa. Nós estamos relativamente bem melhores que várias cidades do Brasil. O tempo é bastante suficiente e o nosso cronograma é real - afirmou.

Demétrio assinalou que as obras referentes à mobilidade urbana são pontuais e que a Via Costeira já está pronta. As demais obras estarão concluídas em maio de 2012. Ele explicou que o estádio Arena das Dunas será construído em regime de Parceria Público-Privada (PPP), onde a empresa privada é a tomadora do empréstimo e o governo do estado é o avalista com um fundo garantidor de R$ 70 milhões, oriundo dos royalties do petróleo.

- A PPP clássica não permite aditar prazo nem preço. A Arena das Dunas custará R$ 400 milhões e será entregue em 30 de dezembro de 2013 - garantiu.

O secretário disse que a área de influência do evento estava estimada inicialmente em 100 km de Natal, mas com o tempo o governo do estado percebeu que era muito maior. Esse crescimento, afirmou, levou a governadora Rosalba Ciarlini a priorizar os setores de saúde e segurança e a Copa do Mundo, pois vislumbrou outras possibilidades de geração de investimentos e de negócios, como a duplicação da BR-304 no trecho Natal-Mossoró.

O secretário municipal de Esportes, Lazer e Copa do Mundo, Rodrigo Martins Cintra, disse que a Prefeitura de Natal e o governo do estado têm a noção plena da dimensão desse evento e do que é preciso fazer para garantir a Copa em Natal. Ele ressaltou que, de acordo com as regras da Fifa, qualquer adiamento de prazos tira a cidade e até o país da Copa.

Rodrigo Cintra disse que os recursos públicos estão sendo aplicados na melhoria da infraestrutura da cidade, para deixar uma herança positiva que vá além do gerenciamento de quatro ou cinco jogos da Copa. O secretário informou que o estádio Arena das Dunas será multiuso e terá 42 mil lugares, mas após a Copa será reduzido para 32 mil lugares, ficando com capacidade para abrigar de 40 a 50 eventos por ano.

O senador Paulo Davim (PV-RN) disse que o fato de Natal ser uma cidade planejada facilitou o aspecto da mobilidade urbana. O presidente da subcomissão, senador Blairo Maggi (PR-MT), felicitou a capital potiguar. Em referência ao atraso nas obras em outras cidades do país, Blairo Maggi disse que "infelizmente os brasileiros têm o hábito de deixar tudo para a última hora".

A subcomissão realizará nova audiência pública nesta quarta-feira (18), a partir das 14h30, com a participação do secretário estadual extraordinário da Copa do Mundo de Minas Gerais, Sérgio Alair Barroso, e da gerente de Turismo e Atração de Investimentos do Comitê Executivo Municipal da Copa 2014 da Prefeitura de Belo Horizonte, Stella de Moura Kleinrath.

17/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá diz que PEC da CPMF estará pronta para ser votada na quinta-feira pela manhã

Primeira parte da reforma administrativa estará concluída até o Natal, prevê Heráclito

Em Davos, Dilma reforça que o País estará preparado para receber a Copa

Ministro afirma que Maracanã estará pronto para Copa das Confederações de 2013

VOTAÇÃO DA CPMF ESTARÁ CONCLUÍDA EM 22 DE JANEIRO, GARANTE ACM

Natal intensifica preparação para a Copa do Mundo