Neuto de Conto elogia relatório de Dornelles para a proposta de reforma tributária



O senador Neuto de Conto (PMDB-SC) elogiou o relatório preliminar do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), apresentado no último dia 27 à Subcomissão Temporária da Reforma Tributária. Na avaliação do senador, o relatório de Dornelles deverá enriquecer a discussão sobre a proposta de reforma do sistema tributário nacional já enviada ao Congresso pelo Executivo. O senador destacou a objetividade da proposta de Dornelles, afirmando que esta atende as expectativas da sociedade de uma mudança significativa no sistema tributário.

- Depois de um ano de reuniões e audiências públicas com os Poderes Executivos estaduais e municipais, além de empresários e agentes do setor produtivo, entre outros, o Senado parece ter dado um passo importante para a realização de um desenho propositivo do assunto. Trata-se de uma peça que deverá ser condensada em um novo código tributário, com leis de rápida execução, que serão incluídas em apenas um capítulo da Constituição - ressaltou.

Neuto de Conto enalteceu o fato de o relatório defender medidas inéditas na história tributária do país, como o dispositivo que fixa todos os recolhimentos no Imposto sobre Valor Agregado (IVA), recolhido na origem e direcionado à União. Destacou, também, a criação de um cadastro único para contribuintes pessoas físicas e jurídicas, compartilhado com os estados.

Além disso, lembrou que Dornelles impôs no seu texto a criação do princípio da anterioridade, determinando que "nenhum tributo será criado ou majorado sem a devida análise do Congresso por ocasião da votação do orçamento, até o dia 30 de junho de cada ano".

Finalizando, Neuto de Conto lembrou que o Supersimples [imposto em vigor que substitui várias contribuições cobradas às empresas] foi mantido na proposta de Francisco Dornelles.

- Ele dá a oportunidade de pequenas e médias empresas firmarem compromisso com a legalidade e serem incluídas na arrecadação - acrescentou.

O relatório do senador Francisco Dornelles, que tem por objetivo a elaboração do texto final da proposta de reforma tributária a ser apresentado pela subcomissão, é preliminar e será discutido antes da apresentação da redação final da proposta que deverá ser votada na comissão.



31/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Neuto de Conto defende reforma tributária como forma de incentivar o crescimento

Subcomissão da Reforma Tributária aprova relatório de Dornelles

Francisco Dornelles apresenta relatório sobre reforma tributária alternativa

Francisco Dornelles anuncia aprovação de relatório sobre reforma tributária

Francisco Dornelles defende IVA Nacional em proposta alternativa de reforma tributária

Neuto de Conto elogia decisão do Ministério dos Transportes