Neuto de Conto propõe a criação de fundo para bibliotecas públicas



Encontra-se em análise na Comissão de Educação (CE) projeto de lei (PLS 310/07) de autoria do senador Neuto de Conto (PMDB-SC), que cria o Fundo Nacional de Apoio a Bibliotecas (Funab). De acordo com a proposta, que já recebeu parecer favorável do relator Marco Maciel (DEM-PE), a construção e equipamento de bibliotecas públicas, bem como de suas coleções e acervos, poderão ser totalmente financiadas com recursos do novo fundo.

O Funab deverá se tornar um dos principais mecanismos de implementação da Lei nº 10.753/03, conhecida como Lei do Livro e da Leitura. Seus recursos, conforme sugerido por Neuto de Conto, serão constituídos por doações, legados, subvenções e auxílios de entidades de qualquer natureza, inclusive organismos internacionais, além de reembolso de operações de empréstimos realizadas através do fundo e do resultado de aplicações em títulos públicos federais.

"A Lei nº 10.753/03 foi instituída com o objetivo de incentivar projetos de incentivo ao livro e à leitura. Nela estão previstos diversos mecanismos de promoção de ações de leitura, formação de acervos criação e manutenção de bibliotecas. Entretanto, faz-se necessário tornar realidade essa política com o aporte de recursos", diz Neuto de Conto.

Na justificação de sua proposta, Neuto de Conto lamenta a falta do hábito da leitura de livros pela população brasileira. Ele lembra que as sociedades em que a prática da leitura é disseminada têm melhores condições de compreender a importância das artes plásticas, do teatro, da dança, da música, bem como da necessidade de preservar seu patrimônio histórico, tradições e costumes.

30/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Neuto de Conto propõe ampliação do número de bibliotecas em todo o país

Neuto de Conto propõe que idosos paguem menos IR

Neuto de Conto comemora criação de nova universidade federal no sul do país

Neuto de Conto registra criação da Câmara Especial Regional em Chapecó

Neuto de Conto alerta para 'a maldição do petróleo'

Neuto de Conto diz que há muito espaço para o turismo crescer