Neuto de Conto alerta para 'a maldição do petróleo'



O senador Neuto de Conto (PMDB-SC) alertou para o perigo da "maldição do petróleo". Em pronunciamento nesta quinta-feira (25), ele lembrou que muitos países com grandes reservas de petróleo ficaram "extremamente dependentes" dos lucros provenientes deste mineral, não tendo se industrializado nem diversificado a economia.

O parlamentar lembrou as "imensas demandas" brasileiras nas áreas de infraestrutura, combate à pobreza, saúde pública, ciência e tecnologia e segurança pública. Disse que a renda gerada pela exploração das novas reservas podem dar ao Brasil "o ingresso definitivo" ao conjunto de nações de primeira classe.

O representante catarinense citou a emenda aprovada pela Câmara dos Deputados que redivide os royalties pagos a estados e municípios pela exploração do petróleo, que prejudica os estados produtores. Lembrou que a perda estimada para o Rio de Janeiro, de R$ 7 bilhões por ano, gerou até uma manifestação do arcebispo da cidade, dom Orani João Tempesta, solicitando apoio divino à discussão.

Neuto de Conto disse esperar que o Senado saiba encontrar o equilíbrio federativo e isso sirva para a tomada de "decisões justas e equitativas".



25/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Neuto de Conto apóia mudança na lei sobre petróleo para "uma justa partilha da riqueza"

Neuto de Conto alerta para necessidade de investimentos em infraestrutura energética

Neuto de Conto negocia dívida dos agricultores com ministérios e alerta para prejuízos ao plantio

Neuto de Conto diz que há muito espaço para o turismo crescer

Neuto de Conto defende planejamento para o Aquífero Guarani

Neuto de Conto defende agenda positiva para o Senado