Ney Suassuna comenta dificuldades de estados e municípios para pagar salários



Relator da Subcomissão Temporária de Endividamento de Estados e Municípios, o senador Ney Suassuna (PMDB-PB) mencionou em Plenário, nesta terça-feira (30), as dificuldades financeiras enfrentadas por esses entes federados. Segundo informou, dos 223 municípios da Paraíba, quase cem estão com a folha de pagamento dos servidores em atraso. Quanto aos estados, dez já comunicaram não ter condições de pagar o 13º salário.

- Está tudo paralisado - afirmou Suassuna, observando que a situação é pior nos estados e municípios das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Em aparte, o senador José Maranhão (PMDB-PB) admitiu que o quadro das finanças municipais e estaduais é crônico e torna pertinente a revisão da forma de distribuição dos recursos dos Fundos de Participação dos Estados (FPE) e dos Municípios (FPM).

Após três meses seguidos de queda na arrecadação do FPE e do FPM e recessão econômica, o senador Efraim Morais (PFL-PB) disse acreditar que 90% dos municípios do país não terão condições de chegar ao final de ano com a folha de salários em dia. A exemplo de Maranhão, também apontou as obrigações de estados e municípios com o pagamento de precatórios para a atual situação de pré-insolvência.



30/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão reduz comprometimento da renda de estados e municípios para pagar contribuições sociais

Suassuna faz apelo ao governo para mudar a situação de estados e municípios

Estado vai pagar bônus de até 2,9 salários para 255 mil servidores da Educação

Estado vai pagar bônus de até 2,9 salários para 255 mil servidores da Educação

ALAGOAS USARÁ DINHEIRO DO PDV PARA PAGAR SALÁRIOS ATRASADOS

Marisa Serrano pede solução para ex-alunos em dificuldades para pagar crédito educativo