Suassuna faz apelo ao governo para mudar a situação de estados e municípios
O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) fez um apelo nesta quinta-feira (14) para que o governo federal aponte alternativas para melhorar a situação de estados e municípios, segundo ele totalmente endividados e sem investimentos. O senador informou que vai propor que a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) reative a Subcomissão da Dívida Pública para que o Senado dê continuidade à discussão desse tema. Suassuna afirmou ainda que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva obteve ótimos índices econômicos, mas precisa dar maior atenção agora aos investimentos.
Na subcomissão, no qual foi relator, o senador disse que pôde observar que até em estados considerados ricos, como São Paulo e Bahia, o endividamento não permite que eles tenham recursos para investir. Para o senador, caso o governo não tome uma providência urgente em defesa de estados e municípios, não terá sentido falar em estados federados.
Apesar de se declarar adversário do governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima, o parlamentar destacou que a situação de seu estado é lamentável e reclamou mais recursos. Segundo Suassuna, com o que o estado arrecada mensalmente não sobra nada para investir em estrada, policiamento e equipamentos públicos, por exemplo.
Em aparte, os senadores Heráclito Fortes (PFL-PI) e Efraim Morais (PFL-PB) se associaram às palavras de Suassuna, defendendo mais investimentos para estados e municípios.
14/10/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paulo Bauer critica demora para mudar indexador das dívidas de estados e municípios
Ministro diz que relações entre União, estados e municípios precisam mudar para melhorar saúde pública
Ney Suassuna comenta dificuldades de estados e municípios para pagar salários
SUASSUNA FAZ APELO AO GOVERNO PELA REDUÇÃO D AS DISPARIDADES REGIONAIS
Suassuna: Senado deve debater a violência, a crise dos estados e a situação das companhias aéreas
CAE prorroga prazo para que estados e municípios regularizem situação e contratem operação de crédito