Nos 40 anos do golpe militar, Simon diz que "hoje tem cheiro de democracia no ar"



Em registro dos 40 anos do golpe militar a serem completados na madrugada desta quinta-feira (1º), o senador Pedro Simon contrapôs a situação atual do país para comentar que hoje há tranqüilidade.

- Hoje tem democracia no ar. Tem cheiro de um povo que demonstra que jamais quer voltar a viver aquela fase. Meus amigos jovens não pensem que a ditadura apareceu e de repente terminou. Muitos morreram, sofreram, foram cassados, assassinados - afirmou.

Hoje, continuou o senador, os militares estão nos quartéis, conscientes de suas responsabilidades e desempenhando seu papel constitucional, ao contrário do que acontecia em 1964, quando a estrutura das Forças Armadas propiciava a formação de militares golpistas, conforme Simon.

Atualmente, além de não existirem grupos golpistas, acrescentou, a imprensa, a igreja e os políticos não atuam contra a democracia. Os partidos de oposição, segundo Simon, também estão agindo com civismo.

Com o registro e o comentário, Simon disse rebater insinuações de risco de golpe contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

- Em vez de dizer que existe cheiro de Jango no ar, prefiro afirmar que hoje existe cheiro de democracia no ar.

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) contou que em 31 de março de 1964, como presidente do Centro Acadêmico de Administração da Fundação Getúlio Vargas, convocou uma assembléia geral para debater o movimento que culminou com a queda do presidente João Goulart.

Ao final do pronunciamento de Simon, o senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) anunciou a presença no Plenário da viúva e do filho do ex-presidente João Goulart, Maria Thereza Goulart e João Vicente Goulart.



31/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam lembra os 13 anos da faixa de pedestre no DF e os 46 anos do golpe militar

Senado vai lembrar os 50 anos do golpe militar

Congresso internacional irá debater 50 anos do golpe militar

Eduardo Suplicy comenta 40 anos do golpe militar

Senado inaugura exposição sobre 50 anos do golpe militar

Senado homenageia Allende e lembra 30 anos do golpe militar