Nove projetos de ZPEs serão analisadas pela CDR



A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) votará nesta quinta-feira (18), em reunião marcada para as 11h, nove projetos de lei que determinam a criação de Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sul. Todos os projetos têm voto favorável dos seus relatores.

Os senadores do PSDB Arthur Virgílio (AM) e Mário Couto (PA) apresentaram dois projetos cada um. O primeiro senador pede a criação de ZPEs nos municípios de Tabatinga e Itacoatiara, ambos no estado do Amazonas (PLS 458/07 e PLS 457/07). Mário Couto propõe a criação de ZPEs nos municípios de Tucuruí e Breves, localizados no Pará (PLS 489/07 e PLS 490/07). Ainda para contemplar a região Norte, a senadora Kátia Abreu (DEM-TO) apresentou proposição (PLS 529/07) que pede a criação de ZPE no município de Gurupi, em Tocantins.

O senador Jayme Campos (DEM-MT) é autor do projeto (PLS 441/07) que determina a criação de ZPE no município de Alta Floresta, e seu estado. A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) propõe a criação da ZPE no município de Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul (PLS 491/07). O projeto (PLS 534/07) do senador Marconi Perillo (PSDB-GO) determina que seja instituída ZPE em Anápolis, município de Goiás. O projeto do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) dispõe sobre a criação de ZPE em Santana do Livramento, município no Rio Grande do Sul (PLS 361/07).

As Zonas de Processamento de Exportação caracterizam-se como áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializados fora do país. Normalmente, são criadas em regiões menos desenvolvidas com o objetivo de reduzir os desequilíbrios regionais.

A CDR deverá votar também projeto de autoria do senador Expedito Júnior (PR-RO) que altera o artigo 1º da lei que dispõe sobre as operações com recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste (Lei 10.177/01). O projeto (PLS 362/07) visa a reduzir os encargos financeiros dos empréstimos concedidos. A matéria recebeu voto favorável do relator, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN).

Também está na pauta da comissão projeto (PLS 69/07) do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) que institui o "Selo Estatuto da Cidade" aos municípios que tenham impulsionado a implementação e a consolidação das metas, ações e diretrizes contidas na lei que estabelece diretrizes gerais da política urbana (Lei 10257/01). Essa lei regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituição, que tratam da Política Urbana.

Em sua justificativa, Inácio Arruda afirma que os municípios contemplados com o selo receberão benefícios da União para a execução de programas sociais, em especial nas áreas de saneamento, infra-estrutura, transporte. O projeto de lei tem voto favorável da relatora, senadora Fátima Cleide (PT-RO).



17/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Indicações de embaixadores brasileiros para Emirados Árabes e Síria serão analisadas pela CRE

Nove projetos serão votados em sessão extraordinária nesta manhã

Mudanças no Código de Processo Penal serão analisadas na CCJ

Dívidas de empresas do setor de informática serão analisadas por subcomissão

Representações contra Renan não serão mais analisadas em conjunto

Propostas para tratar da quebra de decoro serão analisadas na CCJ