Novo Marco da Mineração é defendido em audiência na Bahia



 

“O objetivo do novo marco regulatório é trazer maior dinamismo à atividade de mineração no País, elevando a oferta de áreas e atraindo investimentos para a descoberta de novas jazidas” afirmou o secretário-adjunto de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Telton Corrêa, nesta sexta-feira (27), no Encontro Regional da Comissão Especial da Câmara dos Deputados, realizado na Bahia, para debater o novo Marco da Mineração (PL 5.807/2013 apensado ao PL 37/2011).

A Bahia se caracteriza pela diversidade de bens minerais distribuídos em seu território e está entre os estados com maior potencial de crescimento da indústria mineral no Brasil. Atualmente é o maior produtor nacional de nióbio, segundo maior produtor de cobre e terceiro em ouro e rochas ornamentais.

O desenvolvimento de novos projetos poderá elevar o estado da quinta para a terceira posição entre os produtores de bens minerais do País, atrás apenas de Minas Gerais e Pará.

Segundo Corrêa, a proposta incentiva à concorrência entre os agentes e o aumento da competividade nacional, ao mesmo tempo que contribui para o desenvolvimento regional e a interiorização da indústria no Brasil.

O Encontro Regional da Comissão Especial, realizado na Bahia, faz parte de uma série de audiências públicas e reuniões que ocorrem na Câmara dos Deputados, em Brasília, e em Comissões Especiais, em diversos estados, e visam oferecer e discutir as alterações propostas  pela nova legislação que conduzirá o setor mineral brasileiro.

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados destina-se a proferir parecer ao Projeto de Lei nº 37, de 2011, do deputado Welinton Prado (PT-MG), que determina, entre outros pontos, que a pesquisa e a lavra de minérios somente ocorram em regime de concessão, precedidas de licitação. A proposta tem como meta criar condições para que a pesquisa, a exploração e a comercialização de bens minerais sejam atividades mais eficientes, rentáveis e competitivas, além de assegurarem retorno maior à sociedade.

 

Fonte:

Ministério de Minas e Energia

 

 



30/09/2013 16:19


Artigos Relacionados


Edison Lobão debaterá marco regulatório da mineração em audiência na CI

Marco regulatório para setor de mineração é tema de audiência na CCT

Começa seminário sobre novo marco legal da mineração

Senadores se surpreendem com críticas ao novo marco regulatório da mineração

Senadores participam de lançamento de novo marco regulatório da mineração

João Pedro elogia audiência sobre marco regulatório para mineração