Novo presidente do STF, Ayres Britto propõe pacto pró-Constituição



No primeiro discurso depois de tomar posse como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira (19), o ministro Ayres Britto propôs que os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário celebrem um “pacto pró-Constituição”. Ele também defendeu um Poder Judiciário “capaz de conciliar os dois hemisférios cerebrais”: o direito, do sentimento, e o esquerdo, do pensamento.

– Sem afetividade não pode haver efetividade do Direito – disse Ayres Britto, no fim de seu discurso.

Participaram da cerimônia de posse a presidente da República, Dilma Rousseff; o vice-presidente, Michel Temer; o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia; a presidente em exercício do Senado Federal, Marta Suplicy; o procurador-geral da República, Roberto Gurgel; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, além de outras autoridades dos três poderes.

O novo presidente do STF destacou a importância do respeito à democracia e à liberdade de imprensa como fundamentos do estado brasileiro. Também mencionou a necessidade de se ampliar o acesso à Justiça, a promoção da moralidade na administração pública e a garantia dos direitos dos grupos mais fragilizados da sociedade.

Ayres Britto comentou, ainda, o papel dos juízes, que, em sua opinião, devem conhecer a realidade e as expectativas da sociedade, agindo com serenidade e equilíbrio e se abstendo da prepotência e da “pose”.

– Mais que impor respeito o judiciário tem de se impor o respeito – resumiu.

Ayres Britto substitui o ministro Cezar Peluso, que comandava o tribunal desde 2010. Ele deve permanecer no cargo até novembro, quando terá de se aposentar por completar a idade limite de 70 anos. Com a posse de Ayres Britto na presidência, a vice-presidência do Supremo passa a ser ocupada pelo ministro Joaquim Barbosa.



19/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casildo Maldaner cumprimenta Ayres Britto, novo presidente do Supremo

Carlos Ayres Britto é eleito presidente do Supremo Tribunal Federal

Presidente do STF propõe novo pacto entre poderes na abertura do Ano Judiciário

Ayres Britto rejeita recurso de Roriz

Eduardo Amorim homenageia ministro do STF Carlos Ayres Britto

Lei da Ficha Limpa: Ayres Britto abre mão de ler todo o relatório