O que falta para Lula ganhar no primeiro turno








O que falta para Lula ganhar no primeiro turno.
Como o petista está com 39%, bastaria somar 4% mais um
voto para alcançar a metade (43%) mais um dos votos válidos.


A subida dos índices de Luiz Inácio Lula da Silva nas últimas pesquisas - foi de 35% para 39% no Ibope e de 37% para 40% no Datafolha trouxe de novo à tona a possibilidade de o candidato do PT ser eleito presidente no primeiro turno, como aconteceu com Femando Henrique Cardoso em 1994 e 1998.

Para que isso aconteça hipótese em que, publicamente, nem mesmo os petistas dizem acreditar -, Lula teria que alcançar a metade mais um dos votos válidos em 6 de outubro.

Votos válidos são todos aqueles dados a u ii i candidato. Os votos em branco ou nulos não são contabilizados. O que falta, então, para Lula chegar lá? Levando-se em conta os índices das pesquisas, não é muito.

No retrato apresentado pelo Ibope, a soma dos eleitores que declararam não saber em quem votar (10%) com os que deverão votar nulo ou em branco (4%) dá 14%, um número próximo dos mais de 18% de brancos e nulos de 1998 e 1994. Nesse caso, os votos válidos seriam 86% do total. Como Lula está com 39%, bastaria somar 4% mais um voto aos que já teria para alcançar a metade (43%) mais um dos votos válidos e ele se no pnmeiro turno.


Previdência para casas homossexuais.
A Câmara de Vereadores de Porto Alegre aprovou ontem 23 emendas que restavam para validar projeto do Executivo que disciplina o regime de Previdência dos servidores municipais. Também foi aprovado o plano de carreira dos servidores do Previmpa, autarquia que vai gerir o novo sistema. Serão criados 84 novos cargos.

A emenda contrárias à concessão de benefícios previdenciários para parceiros homosse- xuais foi rejeitada pelos vereadores. "Porto Alegre cria a primeira lei que reconhece a união
Entre homossexuais.

Até agora, os benefícios da Previdência só eram obtidos mediante ações judiciais", diz o secretário de Administração José Carlos dos Reis. A nova Lei garante a autonomia dos funcionários, que terão representantes em todas as instâncias da administração do Previmpa.


Guerra entre Antônio Britto e
Tarso Genro chega à Assembléia.


A guerra eleitoral entre Antônio Britto (PPS) e Tarso Genro (FIT) chegou à Assembléia Legislativa. Ontem, o deputado petista Elvino Bohn Gass reforçou os ataques feitos na terça-feira pelo colega dele Ronaldo Zulke. "O processo de privatizações no governo Britto foi tão transparente quanto as águas do Tietê", compara Bohn Gass.

O PPS, em uma nota assinada pela sua bancada anteontem, repudiou as acusações. "Eles tentam desviar o foco do principal fato político dessa campanha, que são as denúncias da agente de turismo Angela Fachini contra o PT e Diógenes de Oliveira, presidente do Clube de Seguros da Cidadania, investigado pela CPI da Segurança Pública", diz o texto.


Colunistas

COISAS DA POLÍTICA

A favor da paz
A deputada federal do PSDB Yeda Crusius escolheu o 11 de setembro para abrir em Pelotas um novo comitê, e lançou a campanha "Vote contra o terrorismo, vote a favor da paz".

lnativos
Entre as emendas aprovadas pela Câmara da capital no projeto de previdência municipal, está a do vereador do PTB Cassiá Carpes, que suspende a contribuição de 4,75% dos inativos.

Presença
O deputado estadual do PT Elvino Bohn Gass defende a presença do ministro da Agricultura, Pratini de Moraes na audiência da Subcomissão da Suinocultura, que vai debater a crise enfrentada pelo setor, na próxima terça-feira.

Pregão eletrônico
Durante o Tá Na Mesa, ontem, o presidente da Assembléia, Sérgio Zambiasi anunciou a adoção pelo Legislativo da mais nova modalidade licitatória, o Pregão Eletrônico, através da internet. A medida vai, segundo ele, garantir maior transparência aos processos licitatórios, minimizar custos e aumentar a competitividade.

Terrorismo
Na tarde de ontem, o deputado estadual do PPB Vilson Covatti protocolou projeto que institui o Dia Estadual de Combate ao Terrorismo. Mesmo que não viva essa realidade, argumenta ele, o país enfrenta "uma violência gigantesca".


Editorial

NOVAS REGRAS NO TRÂNSITO

Além de cuidar dos pardais e caetanos espalhados pela cidade, dos controladores eletrônicos de velocidade, do cinto de segurança, das crianças no banco de trás, das placas de proibido estacionar, proibido virar, proibido isso, proibido aquilo, os motoristas talvez tenham de parar de usar o celular com viva-voz - e sem viva-voz - no carro. É possível até que fiquem proibidos de fumar enquanto dirigem.

É a "evolução" do CTB, o Código de Trânsito Brasileiro. Ele está em vigor desde 1997 e trouxe soluções inovadoras, sem dúvida. Serviu para disciplinar os condutores e melhorar o caótico tráfego que passou a fazer parte do cotidiano das cidades brasileiras. O CTB trouxe mais punições. Instalou um sistema de penalidades progressivas, com os pontos na carteira. Criou a reabilitação dos condutores. Exigiu mais na formação dos novos motoristas.

Hoje em dia é necessário um número mínimo de aulas antes de adquirir a carteira de habilitação. São seis dias de curso teórico e mais 15 aulas práticas de 50 minutos cada uma.

Agora que grande parte dos motoristas já "engoliu" todas essas taxas e o aumento do valor das multas, parlamentares e autoridades de trânsito vêm anexando cláusulas e mais cláusulas ao código exigindo cada vez mais dos condutores.

Exemplo disso é a tentativa de proibir o uso do celular (inclusive com viva-voz) dentro do carro. Todos já percebemos que os motoristas que falam ao telefone dirigem um pouco - para não dizer bem - pior e são mesmo um perigo. Por causa disso, foi criado o viva-voz.
Mas chegar ao ponto de querer proibir o uso de celulares inclusive em sua modalidade viva-voz como quer o Departamento Nacional de Trânsito é um pouquinho demais. Após anunciar a proibição do uso dos aparelhos, o órgão voltou atrás autorizando a utilização até que o assunto seja analisado, durante seminário com os Detrans estaduais, no dia 16.

A partir desse anúncio, já tem gente falando até em prever multas para os motoristas que estiverem conversando com os passageiros. Imagine a situação: você andando de carro com alguém durante aproximadamente 30 minutos e não poder trocar uma palavra com essa pessoa. Se falar, você estará sendo imprudente. Se prestar a atenção no que a pessoa está falando, pior ainda, pois irá se desconcentrar. Para você nao correr o risco de levar uma multa, os dois terão de ficar quietos.

E que tal essa última do Senado? Quer proibir os motoristas de fumarem dentro do carro.

Os líderes políticos de nosso país deveriam estar mais preocupados em resolver questões que dizem respeito ao esgotamento das vias, à falta de organização do trânsito e à falta de fiscalização em vez de ficar se preocupando em detalhes que não tornam os motoristas melhores nem piores.


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09/12/2002


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